
A Amazon irá lançar os primeiros satélites de internet do projeto Kuiper nesta quarta-feira, dia 9 de abril. A missão, denominada “KA-01”, código para Kuiper Atlas 1, irá ao espaço com um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA) a partir da Estação da Força Espacial, na Flórida. No total, a carga é de 27 satélites que ficarão a uma altitude de 450 quilômetros acima da Terra.
O primeiro lançamento será um passo fundamental para o projeto Kuiper, uma iniciativa começada em 2019 que busca prover internet a partir de um sistema em órbita com mais de 3 mil satélites.
A companhia reservou $10 bilhões de dólares (R$57 bilhões) para a missão. Porém, analistas da Quilty Space disseram que o projeto pode chegar a custar $20 bilhões somente para ser iniciado.
A carga útil desse lançamento será a mais pesada com a qual o Atlas V já voou. Para acomodá-la, o foguete estará em sua configuração mais potente, utilizando os cinco propulsores de combustível sólido mais o propulsor principal.
Os satélites que serão enviados são revestidos por uma película de espelho dielétrico exclusiva do Kuiper. Ela serve para dispersar a luz solar refletida, o que ajuda a tornar os instrumentos menos visíveis para os astrônomos na Terra.
“Não importa como a missão se desenrole, este é apenas o começo da nossa jornada, e temos todas as peças no lugar para aprender e nos adaptar enquanto nos preparamos para lançar nova e novamente nos próximos anos”, disse Rajeev Badyal, vice-presidente da Kuiper, em um comunicado.
Amazon enfrentará desafios
A Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA estabeleceu um prazo para que a Amazon coloque metade do grupo de satélites prometido em órbita até julho de 2026. Essa foi uma das condições que a FCC definiu quando permitiu o projeto em 2019.
Para cumprir com a obrigação, a empresa comprou 80 lançamentos de diferentes fornecedores de foguetes. Dentre eles estão a ULA, a SpaceX e a Blue Origin, que também foi fundada por Jeff Bezos.
O projeto Kuiper irá competir com outros provedores de internet em órbita, como o Starlink. A empresa de Elon Musk já tem um sistema com mais de 7 mil satélites, o que a faz uma concorrente a frente da companhia de Bezos.

Leia mais
- Amazon vai ajudar a encontrar produtos com base em hobbies
- Amazon lança Alexa+ com inteligência artificial generativa
- Musk quer Starlink provendo infraestrutura ao espaço aéreo dos EUA
No entanto, o foco da Amazon é na tecnologia de ponta e inédita. “Nós projetamos alguns dos satélites de comunicação mais avançados já construídos, e cada lançamento é uma oportunidade de adicionar mais capacidade e cobertura à nossa rede”, explicou Badyal.
Ao final dos lançamentos, serão 3.232 satélites viajando a uma velocidade de mais de 27 mil quilômetros por hora. Essa constelação em órbita circundará o planeta aproximadamente a cada 90 minutos, podendo prover internet para os mais remotos locais da Terra.
O post Amazon lança constelação de satélites para rivalizar com Musk essa semana apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/07/ciencia-e-espaco/amazon-lanca-constelacao-de-satelites-para-rivalizar-com-musk-essa-semana/