
A Amazon Web Services, divisão de nuvem da Amazon, revelou nesta quinta-feira (27) um protótipo de chip quântico chamado Ocelot. A tecnologia espera reduzir em até cinco anos os esforços da empresa para chegar a um computador quântico comercialmente viável.
Por se tratar de um protótipo, o chip tem apenas uma fração do poder realmente necessário para criar uma máquina útil.
Chip quântico da Amazon
O Ocelot é um protótipo com apenas uma pequena fração do que um chip quântico definitivo precisaria. Ainda assim, é um passo importante da Amazon em direção à computação quântica funcional, algo em que as rivais já estão trabalhando.
De acordo com Oskar Painter, diretor de hardware quântico da AWS, à agência Reuters, a tecnologia foi construída usando técnicas padrão da indústria de chips, com um material chamado tântalo. No entanto, a empresa espera personalizar ainda mais essas técnicas.
Painter acredita que o setor deve ter “uma quantidade enorme de inovação” e que isso pode reduzir os prazos para desenvolvimento. Por exemplo, a Amazon estima que o chip quântico atual reduz em cinco anos o desenvolvimento de computadores úteis… mas não estabelece um prazo de quando isso deve virar realidade.

Como funciona o chip quântico
- A tecnologia quântica funciona a partir de qubits, que são basicamente os blocos de construção dos computadores quânticos. Eles são essenciais para o funcionamento das máquinas, mas são difíceis de se alcançar (e estão sujeitos a erros).
- Em 1990, cientistas estabeleceram que alguns qubits de um computador poderiam servir para corrigir esses erros, os chamados qubits “lógicos”. No entanto, isso também demanda um conhecimento enorme;
- O padrão da indústria é que, para chegar a um número suficiente de qubits lógicos, são necessários cerca de um milhão de qubtis “normais” (ou físicos).
Nesse sentido, a Amazon fez um progresso importante. A empresa afirmou que seu chip quântico usa apenas nove qubits físicos para produzir um qubit lógico funcional. Segundo Painter, isso permitirá à AWS contruir computadores quânticos úteis com apenas 100 mil qubits (ao invés de um milhão).
Esse número é entre cinco e 10 vezes menos do que a indústria espera, possivelmente uma vantagem importante da Amazon na corrida.
Leia mais:
- Chips quânticos que confundem até IA serão fabricados em massa
- Domo Dourado: conheça o novo escudo militar antimíssil dos EUA
- O que é um computador quântico e como ele funciona?
Empresas estão correndos atrás de inovações quânticas
A revelação da Amazon vem em meio a outros anúncios de empresas rivais.
Em dezembro do ano passado, o Google anunciou o Willow, chip quântico capaz de “ocorrer simultaneamente em múltiplas realidades”. O Olhar Digital reportou aqui.
Já neste mês, foi a vez da Microsoft com o Majorana 1. O modelo é o primeiro processador quântico do mundo alimentado por qubits topológicos, construído com um material inovador chamado topocondutor. Saiba mais aqui.
O post Amazon revela chip quântico que pode revolucionar indústria apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/27/pro/amazon-revela-chip-quantico-que-pode-revolucionar-industria/