1 de julho de 2025
Controlar o iPhone com a mente: esse é o novo
Compartilhe:

Na abertura da WWDC 2025, a Apple apresentou novos recursos de inteligência artificial, com foco em melhorias incrementais e integração mais profunda com seus sistemas, em vez de grandes avanços como os de rivais como Google e Microsoft, como mostra a Reuters.

Entre as novidades estão traduções ao vivo durante chamadas, o recurso “Call Screening” (que transcreve chamadas de números desconhecidos), e a expansão do app Visual Intelligence, que agora pode identificar e sugerir itens semelhantes aos vistos na tela do iPhone.

Comedida, Apple decidiu apostar em IA integrada – Imagem: Koshiro K/Shutterstock

IA integrada com tecnologias externas

  • A Apple revelou também a estratégia de combinar suas próprias ferramentas de IA com as de terceiros.
  • Entre as empresas está a OpenAI, que permitirá que desenvolvedores acessem seu modelo de linguagem local com cerca de 3 bilhões de parâmetros.
  • A prática ficará limitada a dispositivos Apple e sem uso de data centers.

Craig Federighi, chefe de software, destacou que o foco da empresa está no que acontece nos bastidores, oferecendo privacidade e desempenho local, como a integração do ChatGPT no app Image Playground com consentimento do usuário.

Logo da Apple em uma fachada de loja
Apple tenta recuperar terreno frente a rivais no setor de tecnologia (Imagem: pio3/Shutterstock)

Leia mais:

  • WWDC 2025: confira os anúncios mais importantes feitos pela Apple
  • iPhone: 10 dicas para usar o smartphone de maneira mais eficiente
  • 10 automações para usar no Atalhos do iPhone

Novo design do sistema operacional

Além da IA, a Apple anunciou um redesenho completo de seus sistemas operacionais, agora com o visual “vidro líquido”, maior transparência nos elementos e nomes baseados em anos, não mais em números sequenciais.

Apesar dos anúncios, analistas criticaram a falta de inovações significativas, considerando que a Apple está apenas cumprindo promessas feitas anteriormente, enquanto concorrentes avançam mais rapidamente. As ações da empresa caíram 1,2% no dia do evento.

Logo da WWDC em um iPhone
Apresentação na WWDC 2025 deixa analistas céticos sobre liderança da empresa no setor de inteligência artificial (Imagem: ssi77Shutterstock)

O post Análise: Apple apresenta avanços discretos em IA e redesenha sistemas operacionais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/06/10/pro/analise-apple-apresenta-avancos-discretos-em-ia-e-redesenha-sistemas-operacionais/