A Apple voltou a considerar fabricar TVs, revelou o analista Mark Gurman, da Bloomberg. Mas será que esse é o melhor caminho para a empresa quando o assunto é TV? Este é o questionamento feito pelo próprio Gurman na edição mais recente da sua newsletter. E ele sugere um caminho interessante.
“A Apple não precisa de um modelo próprio de TV“, escreve o analista. “[A empresa] deveria criar um dispositivo de streaming de TV barato para levar seu conteúdo, aplicativos e recursos de casa inteligente para mais lares.“
Apple poderia desenvolver sua versão de Chromecast/Fire TV Stick, sugere Gurman
A Apple revisitou a ideia de fabricar um modelo de TV como parte de sua estratégia de casa inteligente. Mas a empresa enfrentaria desafios econômicos e de atratividade do mercado de televisores, que se tornou ainda mais competitivo.
Enquanto a empresa matuta essa ideia, seu modelo de TV box, o Apple TV, perde espaço para concorrentes. E o Vision Pro ainda está distante de se tornar um sucesso comercial acessível ao consumidor médio, diz Gurman.
Considerando este cenário, o analista sugere o seguinte: a Apple poderia lançar um dispositivo semelhante ao Chromecast, do Google, ou Fire TV Stick, da Amazon. O aparelho ofereceria acesso ao tvOS, App Store e serviços por um preço competitivo, o que fortaleceria a posição da Apple no mercado de streaming.
A criação de uma linha com diferentes níveis de dispositivos Apple TV – na ideia de Gurman: SE, padrão e Max – seguiria a abordagem “bom, melhor, excelente” adotada em outros produtos da Apple. Na prática, expandiria opções para consumidores.
Gurman vai além. Na ideia dele, a Apple poderia integrar acessórios como câmeras para FaceTime, HomePods ou soundbars com funcionalidades ampliadas, controlados por um dispositivo central (aquele “iPad de parede“, por exemplo). Assim, a empresa solidificaria sua presença na sala de estar dos consumidores, afirma o analista.
Leia mais:
- ‘Lobos’ pode ter sequência, mas diretor diz não confiar na Apple
- Como controlar a Apple TV com seu Apple Watch
- Apple TV+: planos e valores do streaming em 2024
Ideias da Apple para TV
Após o lançamento do iPad, a Apple considerou criar um dispositivo híbrido entre TV e iPad, projetado para uso em mídia, trabalho e chamadas de vídeo. Mas abandonou o plano devido aos desafios do mercado e custos operacionais.
A empresa reformulou sua TV box, lançando um modelo de Apple TV em 2015 com controle Siri, App Store e tvOS, enquanto abandonava a ideia de uma TV própria.
Em 2016, a empresa lançou o aplicativo Apple TV, no qual centralizou o conteúdo oferecido via iTunes e terceiros. Esse aplicativo evoluiu para incluir o TV+ e canais à la carte.
A partir de 2019, a Apple decidiu levar seu aplicativo de TV para dispositivos de terceiros como Samsung e LG, em vez de investir numa TV própria. Agora, faz ajustes aqui e ali na Apple TV e tvOS (você pode conferir os mais recentes clicando aqui).
O post Qual o futuro da Apple na TV? Analista sugere caminho interessante apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/26/pro/analista-sugere-caminho-interessante-para-futuro-da-apple-na-tv/