19 de abril de 2025
Anel de ouro com escultura de deusa romana é encontrado
Compartilhe:

Arqueólogos desenterraram um anel de ouro de 1.800 anos com um retrato esculpido da deusa romana Vênus. O objeto foi encontrado em ótimo estado de preservação perto da cidade de Pacé, no noroeste da França.

A equipe também localizou várias moedas de uma época posterior, quando o Império Carolíngio governava a região. Outros artefatos identificados no local incluem restos de talheres, panelas e outros equipamentos usados para moer grãos.

Objeto foi encontrado em estrada construída pelos romanos

De acordo com um comunicado do Instituto Nacional Francês de Pesquisa Arqueológica Preventiva (INRAP), o anel apresenta uma escultura de Venus Victrix, quem em latim significa “Vênus, a Vitoriosa”, remetendo a deusa romana associada à vitória em batalhas.

Este equipamento era usado para moer grãos (Imagem: Emmanuelle Collado/Instituto Nacional Francês de Pesquisa Arqueológica Preventiva)

A pedra preciosa é um nicolo, ou um tipo de ônix que é cortado de forma que tenha uma camada azulada fraca sobre uma camada mais espessa de preto. A joia também é feita de ouro, com padrões lineares gravados ao seu redor.

Segundo os pesquisadores, o objeto data do século II ou III d.C., quando o Império Romano governou a região. Ele foi descoberto em uma estrada romana que provavelmente levava até um assentamento próximo. Não se sabe a quem pertence o anel ou como ele foi parar no local.

Leia mais

  • Este escudo foi usado por soldado romano em batalha histórica
  • Moeda de ouro romana cunhada por assassino de Júlio César vai a leilão
  • Enorme forte da era romana é descoberto no País de Gales
  • Arma romana usada em batalha histórica é descoberta na Sicília
Moedas do Império Carolíngio também foram encontradas na região (Imagem: Coline Herbert/Instituto Nacional Francês de Pesquisa Arqueológica Preventiva)

Outras descobertas feitas no local

  • Durante os trabalhos, os arqueólogos também descobriram os restos de uma aldeia medieval que floresceu há cerca de 1.300 anos.
  • Foram encontrados restos de casas, campos, pastagens e silos subterrâneos usados para armazenamento de alimentos.
  • Além disso, a equipe localizou no local uma dúzia de moedas que datam dos séculos IX a X d.C.
  • Os objetos datam de uma época em que a área era governada pelo Império Carolíngio, que abrangia a maior parte da França moderna e partes vizinhas da Europa Ocidental e que acabou enfraquecido por ataques lançados pelos vikings.
  • A aldeia em si parece ter sido abandonada durante o século X, mas os pesquisadores ainda não sabem dizer ao certo em que condições isso teria acontecido.

O post Anel de ouro com escultura de deusa romana é encontrado na França apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/29/ciencia-e-espaco/anel-de-ouro-com-escultura-de-deusa-romana-e-encontrado-na-franca/