23 de outubro de 2025
Anthropic lança versão do Claude para universidades
Compartilhe:

A Anthropic lançou uma atualização do Claude, seu chatbot com inteligência artificial, que permite ao bot “lembrar” de conversas anteriores automaticamente, aumentando a utilidade e conveniência para os usuários.

A novidade estará disponível para assinantes do plano Max a partir de hoje, enquanto os assinantes do plano Pro terão acesso nos próximos dias.

Recurso permite exportar e importar dados de outros chatbots e mantém controle total para o usuário (Imagem: gguy / Shutterstock.com)

Funcionalidades de memória

  • O recurso de memória permite que os usuários visualizem e editem memórias do Claude de forma transparente, sem resumos vagos;
  • Será possível ainda ativar ou desativar memórias específicas e peçam para esquecer conteúdos antigos, e criar espaços de memória distintos, separando projetos pessoais e profissionais;
  • A Anthropic destaca que memórias podem ser exportadas ou importadas a qualquer momento, inclusive de outros chatbots como ChatGPT e Gemini, garantindo liberdade total de uso sem bloqueios.

Leia mais:

  • Claude ganha integração com Teams, Outlook e OneDrive
  • Como novo recurso do Claude deixa a IA ainda mais completa
  • Empresas querem preparar professores para lidar com a tecnologia
Plataforma Claude permite acelerar tarefas científicas, da revisão de literatura à submissão regulatória.
Claude adiciona memória para competir com ChatGPT e Gemini (Imagem: gguy / Shutterstock)

Competição no mercado de chatbots

Com essa atualização, o Claude se aproxima de rivais como ChatGPT e Gemini, que já oferecem recursos de memória desde o ano passado. Até agosto, o Claude só podia lembrar de conversas mediante solicitação explícita, o que limitava sua competitividade.

A função de memória deve reduzir o atrito de recomeçar interações e incentivar os usuários a permanecer na plataforma.

Embora a memória do Claude seja vista como um avanço útil, especialistas alertam sobre riscos potenciais, incluindo a possibilidade de amplificar padrões de pensamento delirante ou outros problemas de saúde mental, fenômeno popularmente chamado de “psicose da IA”.

A Anthropic afirma que a transparência e a gestão das memórias são prioridades, oferecendo aos usuários controle total sobre o que o Claude lembra em cada interação.

Logo do Claude em um smartphone
Funcionalidade de memória visa reduzir o atrito de recomeçar conversas e fidelizar usuários (Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock)

O post Anthropic atualiza Claude e adiciona memória permanente para conversas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/23/pro/anthropic-atualiza-claude-e-adiciona-memoria-permanente-para-conversas/