5 de agosto de 2025
Anthropic limita uso do Claude — e a culpa é
Compartilhe:

A Anthropic anunciou nesta terça-feira (05) o lançamento do Claude Opus 4.1, seu modelo de IA mais avançado até agora. Nos testes, a tecnologia superou o desempenho de ferramentas do Google e da OpenAI em alguns quesitos (mas ficou para trás em outros).

A atualização do Opus vem em meio a rumores de que a desenvolvedora do ChatGPT – da qual a Anthropic é rival – está próxima de lançar o GPT-5.

Anthropic promete mais atualizações nas próximas semanas (Imagem: gguy / Shutterstock.com)

Claude Opus 4.1 superou outros modelos da Anthropic

O Claude Opus 4.1 é uma atualização do Claude Opus 4, modelo de inteligência artificial da Anthropic com foco em tarefas de raciocínio complexo e programação. O Olhar Digital deu detalhes sobre a ferramenta aqui.

A nova versão traz melhorias na realização de tarefas complexas, codificação e raciocínio. Segundo a empresa, em comunicado, atualizações com melhorias ainda maiores estão nos planos para as próximas semanas.

De acordo com os testes, o Opus 4.1 superou o desempenho do Claude Sonnet 3.7 e do Opus 4 em tarefas de codificação (ou engenheria de software), chegando a desempenho de 74,5%. O modelo também tem melhorias nas habilidades de pesquisa e análise de dados aprofundada em relação aos anteriores.

O GitHub aponta que a atualização é melhor em quase tudo em comparação com o Opus 4. Já o Rakuten Group diz que o Claude Opus 4.1 se destaca na “identificação de correções exatas em grandes bases de códigos sem fazer ajustes desnecessários ou introduzir bugs”, o que deve ser benéfico para tarefas complexas do dia a dia dos usuários.

O modelo também superou o o3, da OpenAI, e o Gemini 2.5 Pro, do Google, em codificação e no uso de agentes de IA. No entanto, ficou atrás de ambos na comparação de habilidades matemáticas, raciocínio a nível de uma pessoa graduada e raciocínio visual.

comparação do claude opus 4.1 com o o3, da openai, e gemini 2.5 pro, do google
Comparação do Claude Opus 4.1 com outros modelos da Anthropic, OpenAI e Google (Imagem: Anthropic/Reprodução)

Quem pode usar o Claude Opus 4.1?

O Claude Opus 4.1 já está disponível para assinantes do Claude e do Claude Code. Ele pode ser usado através da API da Anthropic, do Amazon Bedrock e do Vertex AI, do Google Cloud.

Segundo a empresa, o preço é o mesmo do Opus 4: a partir de US$ 100 mensais (cerca de R$ 550).

A Anthropic recomenda que usuários da versão anterior passem a usar a versão atualizada do Opus em todos os casos de uso.

Opus 4.1 superou as versões anteriores do Claude em testes de codificação (Imagem: Anthropic/Reprodução)

Leia mais:

  • Não é o ChatGPT: pesquisa revela a IA preferida das empresas
  • EUA aprovam OpenAI, Google e Anthropic como empresas oficiais de IA
  • ChatGPT deve alcançar 700 milhões de usuários semanais em breve, diz OpenAI

Anthropic x OpenAI

  • O anúncio da Anthropic vem em meio a rumores de que a OpenAI deve lançar o GPT-5 ainda esta semana;
  • A expectativa é que o novo modelo seja mais poderoso e inteligente do que os GPTs anteriores – e mais simples de usar também;
  • Sam Altman, CEO da OpenAI, e outros executivos da empresa já deram dicas de que esse lançamento está próximo. Confira os detalhes neste link.

O post Anthropic: rival da OpenAI lança IA mais avançada e com foco em codificação apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/05/pro/anthropic-rival-da-openai-lanca-ia-mais-avancada-e-com-foco-em-codificacao/