6 de fevereiro de 2025
Anvisa alerta sobre misturas caseiras para limpeza: ‘Todo cuidado é
Compartilhe:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota nesta semana na qual alerta para o perigo de misturas caseiras para limpeza envolvendo álcool e água sanitária. Isso porque essa mistura resulta em clorofórmio gasoso, gás com alto poder de intoxicação, segundo a agência.

“Quando regularizados pela Anvisa e utilizados conforme as recomendações do fabricante, são dois produtos seguros”, diz a nota da Anvisa. O problema é misturá-los ao seguir dicas milagrosas que viralizam nas redes sociais.

Vídeos de misturas caseiras para limpeza trazem risco de internação e morte, alerta Anvisa

Esses vídeos geralmente trazem receitas para limpar com mais eficiência e sem gastar muito. “O que esses vídeos não dizem é que essas misturas podem ter um grande impacto na saúde das pessoas e dos animais, com riscos de internações e morte“, alerta a Anvisa.

É fundamental que todos tenham em mente que a manipulação de produtos de limpeza deve ser feita de acordo com as orientações estritas do fabricante, descritas no rótulo dos produtos.

Trecho de nota da Anvisa sobre misturas caseiras para limpeza

Misturar álcool com água sanitária resulta em clorofórmio gasoso, gás com alto poder de intoxicação (Imagem: Juca Varella/Agência Brasil)

A Anvisa lista três regras para se precaver contra riscos das misturas caseiras:

  1. Adquirir produtos regularizados (porque “passaram por avaliações que comprovaram sua eficácia e segurança para os usos aprovados”);
  2. Seguir à risca as orientações do fabricante;
  3. Evitar misturinhas caseiras ensinadas por supostos profissionais ou donas de casa.

Em relação aos produtos, o que a Anvisa recomenda observar é o seguinte:

  • Indicação correta de uso (isto é, a finalidade do produto, para que ele serve);
  • Cuidados necessários para manuseá-lo;
  • Se há a necessidade de se utilizar equipamentos de proteção individual (luvas, máscara, óculos).

“Vale ressaltar que, também nos rótulos, é possível encontrar as providências que devem ser adotadas em caso de acidentes”, acrescenta a nota.

Leia mais:

  • Galaxy Watch tem recurso de apneia do sono aprovado pela Anvisa
  • Conheça 9 doenças e problemas típicos do verão e saiba como evitá-los
  • Acompanhante digital: como o uso do WhatsApp apoia pacientes fora do hospital

Providências e ‘Disque-Intoxicação’

A Avisa tem tomado providências para combater vídeos sobre misturas caseiras para limpeza que viralizam nas redes sociais.

Fachada do prédio da Anvisa
Anvisa criou ‘Disque-Intoxicação’ para esclarecer sobre primeiros socorros relacionados a substâncias tóxicas (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma iniciativa citada pela agência é o “Mistura Explosiva: limpando conceitos, clareando ideias”. É um jogo de tabuleiro no qual os participantes recebem informações sobre os riscos de misturar produtos de limpeza por conta própria. O projeto é do Conselho Federal de Química e conta com apoio da Anvisa.

A Anvisa também criou o Disque-Intoxicação (0800-722-6001). Ele “conecta os usuários a uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat)”, segundo a agência. “E presta esclarecimentos sobre primeiros socorros e tratamento adequado para cada tipo de substância tóxica.”

O post Anvisa alerta sobre misturas caseiras para limpeza: ‘Todo cuidado é pouco’ apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/06/medicina-e-saude/anvisa-alerta-sobre-misturas-caseiras-para-limpeza-todo/