
A Anvisa determinou a interdição cautelar do medidor de glicose OK PRO, da empresa Biomolecular Technology, após a reprovação de três lotes em testes da Fiocruz. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (28/7).
Os lotes OKPR000266498, OKPR000266508 e OKPR000266509 apresentaram falhas em rotulagem, conformidade, repetibilidade e reprodutibilidade — fatores que comprometem a precisão da medição de glicose, essencial para o controle de diabetes.
Riscos da medição incorreta
- Medições incorretas podem levar a erros no uso de insulina ou medicamentos.
- Por sua vez, aumentando o risco de hipoglicemia (queda acentuada de glicose) ou hiperglicemia (níveis elevados);
- Potenciais consequências graves são cegueira, falência renal, amputações e problemas cardíacos.
Leia mais
- Anvisa determina recolhimento de whey protein da Piracanjuba
- Café “fake” proibido pela Anvisa contém substância tóxica
- Anvisa proíbe bala feita com remédio que trata disfunção erétil

Recomendações da Anvisa
Usuários devem interromper imediatamente o uso dos lotes citados e entrar em contato com a fabricante pelo e-mail sac@bmtmed.com.br para orientações sobre devolução ou substituição.
A Anvisa orienta que consumidores consultem profissionais de saúde em caso de dúvidas e mantenham-se informados por meio da lista oficial de produtos suspensos e interditados, disponível no portal da agência.
Recentemente, a agência também determinou o recolhimento e a suspensão das vendas de um lote de whey protein. A medida foi adotada após a realização de uma análise laboratorial, que detectou substâncias no produto que não são mencionadas no rótulo da embalagem. Leia mais sobre isso aqui.

O post Anvisa interdita medidor de glicose após falhas em testes apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/28/medicina-e-saude/anvisa-interdita-medidor-de-glicose-apos-falhas-em-testes/