
A Apple confirmou o lançamento do Apple Intelligence para o público brasileiro. A novidade traz uma série de recursos de IA para otimizar tarefas cotidianas dos usuários.
As funcionalidades abrangem desde a edição de textos e imagens, sem deixar de lado o foco na privacidade.
Processamento no próprio aparelho
Um dos diferenciais da Apple Intelligence, segundo a empresa, é o processamento realizado diretamente nos dispositivos dos usuários. Essa abordagem visa garantir a segurança dos dados, evitando o armazenamento e processamento em servidores remotos.
No entanto, a Apple ressalta que algumas funcionalidades poderão necessitar de acesso à nuvem, embora não especifique quais seriam.
Integração com ChatGPT e facilidade na edição e criação de conteúdo
Entre os recursos de destaque, as “Ferramentas de Escrita” se integram a aplicativos como Mail, Mensagens e Notas, oferecendo auxílio na revisão, reescrita e resumo de textos. A IA consegue ajustar o tom da escrita, corrigir erros gramaticais e elaborar resumos em diferentes formatos.
A assistente virtual Siri também foi aprimorada, com a integração do ChatGPT, permitindo que a IA forneça respostas mais completas e contextualizadas.
O aplicativo Fotos também ganhou novas capacidades com a IA, permitindo a remoção de elementos indesejados nas imagens e a busca facilitada por fotos e vídeos através de descrições em linguagem natural.

A criação de imagens com IA também está presente na Apple Intelligence, através do “Image Playground”, integrado a aplicativos como Mensagens e Keynote. Os usuários podem gerar imagens personalizadas e emojis criativos com o recurso “Genmoji”. Outra funcionalidade interessante é a “Varinha Mágica” no app Notas, que transforma rascunhos em imagens elaboradas em diferentes estilos.
Leia mais
- Apple vê ciclo do iPhone “emperrar” enquanto novidades de IA atrasam
- Turbinar Siri com IA útil vai demorar mais do que a Apple tinha pensado
- Adiamento de atualização da Siri leva lançamento de ‘caixinha com tela’ junto
Como usar o Apple Intelligence no Brasil?
Para usufruir da Apple Intelligence em português, os usuários devem atualizar seus dispositivos para as versões mais recentes do iOS, iPadOS e macOS. A lista de dispositivos compatíveis inclui os modelos mais recentes de iPhone, iPad e Mac, equipados com os chips A17 Pro, M1 ou posteriores.
O post Apple Intelligence agora também fala português do Brasil; conheça os recursos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/01/pro/apple-intelligence-agora-tambem-fala-portugues-do-brasil-conheca-os-recursos/