18 de julho de 2025
Apple processa youtuber por vazar mudanças do iOS 26
Compartilhe:

A Apple processou o youtuber Jon Prosser alegando que ele roubou segredos comerciais relacionados ao iOS 26, sistema operacional do iPhone lançado recentemente. Prosser teria instruído Michael Ramacciotti a acessar, de maneira clandestina, um iPhone em desenvolvimento para obter informações sobre recursos ainda não anunciados, segundo a empresa.

O tal iPhone em desenvolvimento era de Ethan Lipnik, engenheiro da Apple. Prosser teria oferecido dinheiro ou emprego a Ramacciotti em troca do acesso às informações, de acordo com o processo.

Apple alega que rastrearam engenheiro para vazar informações sobre iOS 26

A Apple alega que Ramacciotti rastreou a localização de Lipnik para saber quando ele estaria fora e, então acessou o iPhone. Em seguida, ele teria mostrado o conteúdo do software a Prosser numa chamada de vídeo, que foi gravada e, depois, usada para criar renders dos novos recursos do iOS.

Prosser teria gravado chamada de vídeo e, depois, usado imagens para criar renders do iOS 26 (Imagem: Apple/Reprodução)

Prosser publicou muito conteúdo em seus canais sobre o novo iOS antes do seu lançamento.

A Apple diz ter descoberto o vazamento de informações em abril, após receber um e-mail anônimo de alguém que viu a gravação da chamada de vídeo feita por Prosser e reconheceu o apartamento de Ethan Lipnik.

Apple Liquid Glass
Youtuber mostrou, em abril, como seria o Liquid Glass, novo design da Apple Imagem: Reprodução

A empresa também diz ter obtido um áudio no qual Ramacciotti pede desculpas a Lipnik, dizendo que a ideia de acessar o iPhone em desenvolvimento tinha sido de Prosser. O engenheiro entregou o áudio à Apple, mas acabou demitido.

No processo, a Apple pede indenização e uma ordem judicial que proíba Prosser de divulgar segredos comerciais de novo. Apesar do iOS 26 já ter sido anunciado oficialmente, ainda há riscos pois o iPhone acessado tinha elementos de design ainda não divulgados, diz a empresa.

Prosser comentou sobre o processo no X. Ele negou a versão apresentada pela Apple e afirmou ter provas que contradizem as acusações. O youtuber também disse que não participou de nenhuma conspiração para acessar aparelhos de terceiros, não tinha senhas e nem sabia como as informações tinham sido obtidas.

Leia mais:

  • Apple vai investir US$ 500 milhões nos EUA para explorar terras raras
  • 10 aplicativos para iPhone que vão fazer a diferença no seu dia a dia
  • Tem problema deixar iPhone desatualizado?

Imagens dão boa ideia de como o iPhone 17 Pro deve ser

Falando em Apple e leakers, imagens postadas pelo apelidado “Majin Bu” dão uma boa ideia de como o visual do iPhone 17 Pro pode ser.

Tela de boas vindas num iPhone 16 Pro Max colocado em cima de superfície preta
Leaker publicou imagens que podem adiantar design do iPhone 17 Pro (Imagem: RYO Alexandre/Shutterstock)

O leaker postou duas fotos no X. Uma mostra a traseira do celular. A outra, a lateral esquerda. Dois detalhes chamam bastante atenção: a parte onde as câmeras ficam e a posição do logo da Apple.

Se o lançamento da Apple confirmar a mudança nas câmeras, seria um design semelhante aos celulares Pixel, do Google.

Mesmo leaker compartilhou um vídeo mostrando um mockup do que seria um iPhone 17 Air. Quer ver as imagens? Acesse esta matéria do Olhar Digital.

O post Apple processa youtuber por vazar mudanças do iOS 26 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/18/pro/apple-processa-youtuber-por-vazar-mudancas-do-ios-26/