7 de fevereiro de 2025
Apple usa chips de IA da Amazon, diz diretor da
Compartilhe:

A Apple anunciou, durante a conferência re:Invent da Amazon, que usa chips de inteligência artificial (IA) feitos pela Amazon Web Services (AWS) para melhorar serviços – por exemplo, busca. A big tech também planeja avaliar se vai usar os chips para treinar os modelos de IA embutidos na Apple Intelligence.

Benoit Dupin, diretor sênior de aprendizado de máquina e IA da Apple, explicou, na terça-feira (03), como a Apple usa a nuvem da Amazon. Isso é raro, pois a Apple quase nunca permite que um fornecedor a destaque como cliente, apontou a CNBC.

Apple usa IA da Amazon há mais de dez anos, revela diretor da big tech

Dupin contou que a Apple usa a AWS há mais de dez anos para serviços como Siri, Apple Maps e Apple Music. Os chips Inferentia e Graviton da Amazon, por exemplo, ajudaram a melhorar a eficiência dos serviços de busca em até 40%, de acordo com Dupin.

Apple vai considerar usar IA da Amazon para treinar modelos de IA embutidos na Apple Intelligence (Imagem: Mojahid Mottakin/ Shutterstock)

Dupin também disse que a Apple está começando a testar o chip Trainium2 da Amazon para treinar seus modelos de IA. “Nos estágios iniciais da avaliação do Trainium2, esperamos uma melhoria de até 50% na eficiência do pré-treinamento“, disse Dupin.

Isso mostra que os chips da Amazon não são apenas uma maneira mais barata de usar IA comparados aos processadores tradicionais da Intel e AMD, mas também uma boa opção para desenvolver novos modelos de IA.

Além disso, a participação da Apple na conferência é um apoio importante para a AWS. Isso porque a empresa concorre com Microsoft Azure e Google Cloud pelos investimentos em IA.

Leia mais:

  • Amazon anuncia modelos de IA que criam texto, imagens e vídeos
  • Como usar extensão Keepa para economizar na Amazon
  • Como se proteger de maus entregadores da Amazon e outros sites?

Busca por alternativas

nvidia
Empresas de tecnologia buscam alternativas para não ficarem reféns da Nvidia na hora de treinar IA (Imagem: Hepha1st0s/Shutterstock)

Normalmente, treinamento de IA precisa de chips gráficos (e caros) da Nvidia. Por isso, Apple e outras empresas de tecnologia têm explorado chips de marcas diferentes. A ideia é tornar esse processo mais barato e eficiente.

No caso da Apple, a empresa também tem usado soluções de outros concorrentes. No começo deste ano, a empresa disse que usou chips TPU do Google Cloud para treinar a Apple Intelligence.

O post Apple usa chips de IA da Amazon, diz diretor da empresa em evento apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/04/pro/apple-usa-chips-de-ia-da-amazon-diz-diretor-da-empresa-em-evento/