19 de abril de 2025
Beber álcool em voos faz mal? Descubra por que pode
Compartilhe:

Nada melhor do que uma viagem de férias para relaxar, não é mesmo? Porém, para quem pretende pegar um avião, uma grande mudança de planos pode acabar sendo inevitável – e tudo graças ao aquecimento global. Com as altas temperaturas, voos para a Europa devem passar a ter um número menor de passageiros nas próximas décadas, tornando as viagens para o continente mais caras.

Entenda:

  • Suas viagens de férias podem ficar mais caras por conta do aquecimento global;
  • Um estudo aponta que, em breve, pode ser preciso reduzir o número de passageiros em voos pela Europa;
  • Isto porque o ar quente é menos denso e afeta a sustentação dos aviões no céu;
  • Para resolver o problema, alguns aeroportos europeus podem passar a aceitar apenas 10 passageiros por voo durante o verão;
  • Os pesquisadores indicam que a mudança deve acontecer até a década de 2060, acompanhada de preços mais altos, alteração de voos para horários mais frescos e aumento da manutenção de pistas pela degradação causada pelas altas temperaturas.
Aquecimento global pode deixar voos para a Europa mais caros. (Imagem: Xurzon/iStock)

Em um estudo publicado na Aerospace, pesquisadores da Universidade de Reading, na Inglaterra, analisaram os efeitos do ar quente na decolagem de aeronaves do modelo Airbus A320, comumente usada em voos de curta e média distância, em 30 lugares da Europa.

Leia mais:

  • Há um tipo poluição “escondendo” a gravidade do aquecimento global
  • Mudanças climáticas podem agravar crise do lixo espacial na órbita da Terra
  • EUA: impactos das mudanças climáticas na saúde já são notados

Voos podem ficar mais caros com o aquecimento global

De acordo com a equipe, quando o ar esquenta, ele se torna menos denso – afetando a sustentação dos aviões no céu.

Com isso, a expectativa é de que, até a década de 2060, alguns aeroportos europeus passem a aceitar apenas 10 passageiros por voo durante o verão para reduzir o peso da aeronave.

“Um mundo em aquecimento global impacta pessoas e empresas em todo o mundo, e agora estamos mostrando uma maneira pela qual isso pode aumentar o preço das suas férias de verão. Voar para a Espanha, Itália ou Grécia pode ficar mais caro, já que os voos transportam menos pessoas devido às mudanças climáticas”, explica Jonny Williams, autor principal do estudo, em comunicado.

Chios, na Grécia, será um dos destinos mais afetados pela mudança. (Imagem: Kadagan/Shutterstock)

Quais locais serão afetados pela mudança?

Entre outras localidades, os pesquisadores apontam quatro destinos turísticos que, por possuírem aeroportos com pistas mais curtas, devem ser mais afetados pela medida: Chios, na Grécia; Pantelária, na Itália; Roma Ciampino, também na Itália; e San Sebastián, na Espanha.  

E o problema não deve se limitar apenas à redução do número de passageiros: também pode ser preciso remanejar voos para horários mais frescos e, ainda, aumentar a manutenção das pistas graças à degradação causada pelas temperaturas extremas.

O post Aquecimento global pode impactar seus voos, suas viagens e suas férias apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/18/ciencia-e-espaco/aquecimento-global-pode-impactar-seus-voos-suas-viagens-e-suas-ferias/