
Neste sábado (9), às 12h33 (pelo horário de Brasília), quatro astronautas voltaram para a Terra após 145 dias vivendo e trabalhando na Estação Espacial Internacional (ISS). Eles fazem parte da missão Crew-10, da SpaceX, que chegou ao laboratório orbital em 16 de março.
Com transmissão ao vivo pela NASA TV e no perfil oficial da SpaceX no X, a cápsula Crew Dragon Endurance pousou de paraquedas no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, às 12h33 (pelo horário de Brasília), trazendo a bordo Anne McClain e Nichole Ayers, da NASA, Takuya Onishi, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) e Kirill Peskov, da Roscosmos, a agência espacial russa.Este foi o primeiro voo espacial de Ayers e Peskov e o segundo de McClain e Onishi.
Splashdown of Dragon confirmed! pic.twitter.com/XG1ANHLtMN
— SpaceX (@SpaceX) August 9, 2025
Como o próprio nome indica, a Crew-10 foi a 10ª missão operacional de astronautas que a SpaceX realizou para a ISS sob contrato com a NASA, por meio do Programa de Tripulação Comercial (CCP) da agência.
Lançados no topo de um foguete Falcon 9 da empresa em 14 de março, chegando ao laboratório orbital dois dias depois, os quatro astronautas se dedicaram à condução de experimentos científicos e atividades de manutenção da estação ao longo de quase cinco meses.
Dragon’s four main parachutes have deployed pic.twitter.com/RTeFKoAWAJ
— SpaceX (@SpaceX) August 9, 2025
“Durante a estadia no espaço, a tripulação estudou as mudanças físicas e mentais causadas pelo espaço nos astronautas, o fluxo sanguíneo do cérebro para o coração, futuras técnicas de navegação lunar e muito mais”, descreveu a NASA em um comunicado.

No último sábado (2), a missão Crew-11 chegou à ISS para substituir o time, que embarcou na cápsula Endurance no fim da tarde de sexta-feira (8), com as escotilhas entre a espaçonave e a estação sendo fechadas às 19h20. Em meio a um céu nublado, o splashdown no oceano se deu pouco mais de 17 horas depois.
“Conseguimos realizar muitas coisas operacionais realmente incríveis”, disse Ayers durante uma cerimônia de despedida na terça-feira (5). “Tivemos a oportunidade de ver paisagens incríveis, demos boas risadas e nos divertimos muito juntos.
Este foi o primeiro pouso no Oceano Pacífico de uma missão CCP da SpaceX – os voos anteriores desse tipo pousaram na costa da Flórida. A empresa recentemente mudou as reentradas de todas as suas missões, tanto tripuladas quanto não tripuladas, para a costa oeste dos EUA com o objetivo de minimizar a chance de que detritos espaciais em queda possam danificar propriedades ou ferir pessoas.
O post Astronautas da missão SpaceX Crew-10 pousam no mar após 145 dias no espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/09/ciencia-e-espaco/astronautas-da-missao-spacex-crew-10-pousam-no-mar-apos-145-dias-no-espaco/