20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Previsto para durar dez dias, o Teste de Voo da Tripulação (CFT), da Starliner, foi concluído depois de mais três meses no espaço. Após vários problemas, a espaçonave da Boeing voltou para a Terra no último sábado (7), mas sem a tribulação. Agora, a NASA afirmou que os astronautas poderiam ter retornado junto com a Starliner.

Retorno da espaçonave Sterliner foi bem-sucedido

Apesar dos problemas que experimentou em seu voo até a Estação Espacial Internacional (ISS), o pouso não tripulado da Starliner teve o desempenho esperado, com a espaçonave pousando exatamente como a NASA e a Boeing haviam projetado para seu retorno atrasado.

Se tivéssemos uma tripulação a bordo da espaçonave, teríamos seguido a mesma sequência de afastamento da estação espacial, a mesma queima de saída de órbita e executado a mesma entrada. E assim teria sido um pouso seguro e bem-sucedido com a tripulação a bordo.

Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA

Espaçonave Starliner da Boeing retornando para a Terra (Imagem: NASA)

A Boeing e a NASA passaram os últimos três meses realizando testes para entender as falhas registradas na Starliner durante o seu período no espaço. Ainda não está claro o que irá acontecer com a espaçonave. Ela estava programada para ser usada em uma nova missão em fevereiro do ano que vem, mas isso já foi adiado para agosto de 2025.

Leia mais

  • Starliner faz pouso seguro, mas propulsor falhou na reentrada
  • Após problemas no espaço, astronautas da Starliner atracam na Estação Espacial
  • Falhas em aeronaves e, agora, na Starliner: Boeing enfrenta desafios
Cápsula fabricada pela Boeing apresentou falhas no espaço (Imagem: Dima Zel/Shutterstock)

Problemas com a Starliner

  • Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams estavam a bordo da Starliner para uma viagem atpe a Estação Espacial Internacional (ISS).
  • A missão CFT seria o último voo de qualificação da espaçonave antes de entrar em rotação operacional como um transporte de tripulação para a ISS.
  • No entanto, problemas no propulsor levaram a um atraso de três meses no retorno para a Terra, o que acabou acontecendo sem os astronautas a bordo.
  • A NASA anunciou o retorno da Starliner sem tripulação no final de agosto, transferindo Wilmore e Williams como parte da Expedição 71 da ISS.
  • Isso significa que, quando voltarem para casa, em vez de dez dias no espaço, a dupla terá passado dez meses no espaço.
  • As informações são do Live Science.

O post Astronautas poderiam ter voltado para a Terra na Starliner, diz NASA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/13/ciencia-e-espaco/astronautas-poderiam-ter-voltado-para-a-terra-na-starliner-diz-nasa/