1 de setembro de 2025
Vazamento no Pix: dados bancários e mais de 46 milhões
Compartilhe:

Milhões de brasileiros já podem acessar o chamado Pix parcelado. A nova modalidade consiste numa operação de crédito comum, ou seja, o cliente escolhe o produto ou serviço, a instituição financeira paga todo o valor de uma vez para o lojista e o cliente, por sua vez, paga a instituição em parcelas.

Sim, é bem similar a um cartão de crédito tradicional, mas a promessa é de juros mais acessíveis e não há a necessidade de um cartão “físico” para compras presenciais.

Leia mais

  • Pix: nova regra facilita devolução do dinheiro em casos de golpe
  • Pix na mira de Trump: Brasil responde investigação dos EUA
  • Na mira dos hackers: 7 dicas para evitar a clonagem de cartões

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, pelo menos 10 bancos e instituições financeiras já oferecem o Pix parcelado. As regras, porém, ainda não estão uniformizadas.

Como informamos aqui no Olhar Digital, o Banco Central deve regulamentar o novo formato ainda neste mês de setembro. Quem estipulou o prazo foi o presidente da autoridade monetária, Gabriel Galípolo.

Até a padronização, no entanto, os bancos (nem todos) já começaram a oferecer o serviço. E a gente mostra agora para vocês como está funcionando.

Nova modalidade vai substituir os cartões de crédito? Para o presidente do BC, a resposta é não – Imagem: Marcello Casal Jr-Agência Brasil / Stevepb-Pixabay

Como funciona?

  • Existem duas modalidades principais: por empréstimo pessoal e via cartão de crédito.
  • Na primeira, as parcelas são descontadas diretamente da conta bancária do cliente.
  • Já na segunda, a cobrança vem em parcelas na fatura do cartão.
  • Segundo os bancos, as taxas variam conforme o perfil do cliente.
  • Normalmente, elas vão de 1,59% a 9,99% ao mês, mas podem sofrer pequenas alterações.
  • Você pode contratar o serviço no aplicativo do banco, na hora de pagar a compra via Pix por QR Code, ao digitar a chave, ou ao fazer uma transferência.
  • Como dissemos acima, nem todos os bancos oferecem a modalidade – e as regras podem mudar após regulamentação do BC.
  • A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) faz ainda outra ressalva: nem todas as instituições serão obrigadas a oferecer o parcelamento.
  • Algumas já lançaram o produto, outras estão esperando o Banco Central e tem ainda aquelas que podem demorar meses – ou ignorar até a novidade.
  • Um detalhe importante é que o Pix parcelado sempre vem com a cobrança de juros nas parcelas.
  • É por isso que os especialistas pedem cuidado às pessoas, para que não se endividem ainda mais, como já fazem com os cartões de crédito.
Ícone do PIX em um celular
Modalidade já se tornou o meio de pagamento mais popular do Brasil – Imagem: Photo For Everything/Shutterstock

Números sobre o Pix

O Pix já é o meio de pagamento mais popular do Brasil. Desde o seu lançamento, em novembro de 2020, até agora, a modalidade movimentou aproximadamente R$ 76 trilhões (em mais de 175 bilhões de transações).

A média de pagamento com Pix no período foi de R$ 1.362. O recorde de movimentações foi em 6 de junho de 2025, com 276 milhões de transações em um único dia.

De acordo com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, esses números devem crescer ainda mais com a nova modalidade. Isso porque o Pix parcelado deve beneficiar as cerca de 60 milhões de pessoas que não têm cartão de crédito no Brasil.

Durante evento na Associação Comercial de São Paulo, no mês passado, o presidente do BC disse que o Pix parcelado não vai necessariamente acabar com os cartões de crédito, mas sim aumentar a concorrência:

“Será mais uma alternativa; o Banco Central não quer restringir as alternativas que existem, ele quer oferecer mais alternativas e deixar que o cidadão, o comércio e o varejo escolham aquela que lhe parece mais competitiva e mais interessante”, afirmou Galípolo.

donald trump
Quem não gosta nada do Pix são os EUA, que abriram uma investigação sobre supostas “práticas desleais” do Brasil – Imagem: Joshua Sukoff/Shutterstock

Você pode ler mais sobre o Pix nesta outra página do Olhar Digital.

O post Bancos começam a oferecer o Pix parcelado; veja como vai funcionar apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/01/pro/bancos-comecam-a-oferecer-o-pix-parcelado-veja-como-vai-funcionar/