![Bill Gates dá dicas de livros para este fim de](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2024/12/Bill-Gates-da-dicas-de-livros-para-este-fim-de-1024x683.jpg)
Caminhando para o fim do ano, você provavelmente já deve ter feito alguma lista de realizações para 2025. Se não no papel, com certeza já fez esse exercício mentalmente. E, se ainda não fez, ainda dá tempo.
A esmagadora maioria dessas listas sempre traz alguma consideração sobre ler mais livros no ano que chega. Ler é uma das atividades mais enriquecedoras para o ser humano. Trabalha nosso cérebro, exerce nossa imaginação, além de nos fornecer mais conhecimento e repertório.
O problema é encaixar um tempo na nossa rotina acelerada para isso. Tem gente também que fica perdida sobre qual obra escolher – ou por qual começar.
Leia mais
- IA tem ajudado a produção de livros a crescer, mas isso pode ser um problema
- Bill Gates diz que a IA revolucionará a vida cotidiana nos próximos cinco anos
- Brás Cubas: livro viraliza no TikTok e se torna um dos livros mais vendidos na Amazon
Quem pode te ajudar nesse aspecto é o empresário, bilionário, filantropo e fundador da Microsoft, Bill Gates.
Gates e a indicação de livros já virou uma espécie de tradição nessa época do ano (embora ele faça recomendações em outros meses também). Dessa vez, ele escolheu quatro títulos e um “bônus”. Segundo o empresário, são obras que ajudam a “dar sentido ao mundo ao seu redor”.
Para quem não domina tão bem o Inglês, a gente faz um resumo sobre todos os livros citados pelo bilionário em seu blog pessoal, o Gates Notes.
1. “An Unfinished Love Story”, de Doris Kearns Goodwin
- O primeiro da lista é uma autobiografia da autora.
- A obra ainda não possui tradução para o português, mas, ao pé da letra, seria algo como “Uma história de amor inacabada”.
- A autora conta como era sua vida com o falecido marido, Richard “Dick” Goodwin, que foi escritor e conselheiro de presidentes americanos, como John F. Kennedy e Lyndon Johnson.
- Gates disse que sempre foi “um grande fã” dos livros de Doris Kearns Goodwin, mas que só ficou sabendo mais sobre sua vida pessoal por causa desse título.
2. “A Geração Ansiosa”, de Jonathan Haidt
- Se o primeiro parece mais interessante para o público americano, esse segundo é, definitivamente, uma dica para todo mundo.
- Como o próprio título diz, o livro aborda temas sensíveis à nossa realidade, como a internet, as redes sociais e os transtornos mentais – sobretudo nos jovens.
“Este livro é leitura obrigatória para qualquer um que esteja criando, trabalhando com ou ensinando jovens hoje em dia”, disse Bill Gates.
- O empresário acrescenta que a obra de Jonathan Haidt é magistral por que não só expõe o problema, mas também “oferece soluções que valem a pena considerar”.
- Outro ponto positivo desse livro é que ele recebeu uma edição em Português pela Companhia das Letras.
3. “Engineering in Plain Sight”, de Grady Hillhouse
- Outro título em inglês e sem tradução para a nossa língua.
- O livro, porém, parece bastante interessante.
- Segundo Gates, a obra “pega todas as estruturas misteriosas que você vê todos os dias e as explica de uma forma que é ao mesmo tempo divertida e esclarecedora”.
- O autor é um engenheiro que traz curiosidades justamente do mundo da Engenharia.
“Você já olhou para um cano incomum saindo do chão e pensou: “Que diabos é isso?” Se sim, este é o livro perfeito para você”, resumiu Gates.
4. “A Próxima Onda”, de Mustafa Suleyman
- A última sugestão do bilionário é esse livro sobre Inteligência Artificial.
- Mustafa Suleyman é cofundador da DeepMind e projeta como essa nova tecnologia pode moldar a sociedade nos próximos anos.
- O autor também lista alguns riscos que a IA pode trazer, se não for utilizada da maneira correta.
“Mustafa tem um profundo conhecimento da história científica e oferece a melhor explicação que já vi sobre como a IA — junto com outros avanços científicos, como a edição genética — está pronta para remodelar todos os aspectos da sociedade”, escreveu Gates.
- “A Próxima Onda” recebeu uma edição por aqui pelas mãos da editora Record.
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/11/inteligencia-artificial-artigos-cientificos-1024x754.webp)
5. Bônus: “Federer”, de Doris Henkel
- Por fim, o fundador da Microsoft sugeriu essa biografia do tenista Roger Federer como um bônus.
- E ele chamou de bônus por que disse que o livro não é para todo mundo.
“Este livro não é para todos. É bem caro e pesa tanto quanto um cachorro pequeno. Mas se você (ou alguém que você ama) é fã de Roger, ‘Federer’ é uma retrospectiva maravilhosa de sua vida e carreira”, afirmou o bilionário.
- Bill Gates também destacou que a obra traz conteúdos e fotografias que ele, fã de tênis, nunca tinha visto antes.
As informações são do blog do próprio Gates.
O post Bill Gates dá dicas de livros para este fim de ano apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/10/internet-e-redes-sociais/bill-gates-da-dicas-de-livros-para-este-fim-de-ano/