15 de janeiro de 2026
Brasil produz mais carros em 2025, mas exportações acendem sinal
Compartilhe:

A produção brasileira de veículos encerrou 2025 com uma alta de 3,5%, totalizando 2,64 milhões de unidades fabricadas. O balanço, divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta quinta-feira (15), mostra que o setor conseguiu manter um ritmo de crescimento consistente, apesar de oscilações acentuadas no mercado externo e nos estoques no fim do período.

O resultado positivo foi impulsionado principalmente pelo segmento de veículos leves, o que garante a permanência do Brasil no grupo dos maiores produtores globais. Embora o volume total de vendas tenha subido 2,1%, o setor enfrentou um encerramento de ano atípico, marcado pelo pior desempenho mensal nas exportações desde o auge da pandemia de Covid-19 em 2020.

Mercado interno sustenta crescimento da produção nacional de veículos

O avanço registrado em 2025 reflete uma demanda aquecida, que resultou em 2,69 milhões de veículos vendidos, entre automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Mesmo com o otimismo moderado da Anfavea, que esperava números mais expressivos para o fechamento do calendário, a entidade avalia que o setor entregou dados robustos e uma trajetória de recuperação, segundo a Agência Brasil.

Embora o volume total de vendas tenha subido 2,1%, o setor enfrentou um encerramento de ano atípico (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A estratégia das montadoras na reta final do ano focou na gestão de excessos de estoque, fator que impulsionou um crescimento de 17,1% nos emplacamentos em dezembro comparado a novembro. Esse movimento de vendas internas ajudou a equilibrar a queda de 15,8% na produção industrial verificada no último mês do ano, garantindo que o saldo anual de fabricação não perdesse o fôlego.

No front externo, o cenário apresentou dois momentos distintos: 

  • Acumulado do ano foi excelente, com alta de 32,1% nas exportações, o que somou quase 529 mil unidades comercializadas para fora;
  • Dezembro acendeu um alerta para 2026, com recuo de 47,7% nas vendas externas em relação ao mês anterior, colocando novos desafios para o planejamento logístico da indústria.

São Paulo e Rio de Janeiro preparam vertiportos para a mobilidade aérea

Enquanto a indústria automotiva tradicional se estabiliza, o Brasil começa a desenhar o futuro do transporte com os primeiros aeroportos dedicados exclusivamente aos carros voadores. Um acordo entre as empresas Pax Aeroportos e UrbanV prevê a instalação de estruturas específicas para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, conhecidos como eVTOLs.

Acordo foi firmado entre duas empresas do setor aéreo (Imagem: Pax Aeroportos e UrbanV/Reprodução)

Esses terminais, chamados de vertiportos, serão implementados no Campo de Marte, em São Paulo (SP), e no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ). A ideia é transformar esses locais em centros estratégicos para a mobilidade urbana, permitindo conexões rápidas entre zonas de alta demanda, como a Faria Lima e Copacabana, além de facilitar o acesso a aeroportos internacionais e cidades vizinhas como Campinas (SP) e Niterói (RJ).

O projeto em São Paulo terá uma função técnica fundamental ao ser transformado num “sandbox regulatório” sob supervisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O que isso significa: um ambiente de testes controlado onde as empresas podem experimentar novos serviços e tecnologias antes da liberação comercial ampla, o que é considerado essencial para definir as regras de segurança, pouso e decolagem desses veículos no país.

Leia mais:

  • Novas regras da Uber: quais carros podem e não podem ser usados em 2026
  • Freio do carro chiando? Veja o que pode ser e como resolver
  • Quais são as melhores marcas para carro usado?

Essa evolução é vista como um passo natural para o transporte nas grandes metrópoles, buscando integrar os novos modais aéreos aos sistemas de mobilidade já existentes. Com a criação dessa infraestrutura, o Brasil se posiciona como um mercado estratégico para a consolidação da mobilidade aérea avançada. E aproveita redes aeroportuárias já estabelecidas para acelerar a chegada definitiva de carros voadores ao cotidiano urbano.

O post Brasil produz mais carros em 2025, mas exportações acendem sinal de alerta apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/15/pro/brasil-produz-mais-carros-em-2025-mas-exportacoes-acendem-sinal-de-alerta/