
Além de ter muita folia, o Carnaval de 2025 será de forte calor e chuvas isoladas. Ou seja: o cenário pelo qual passamos nas últimas semanas seguirá em boa parte do Brasil.
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até 3 de março, as previsões são as seguintes:
Clima de calor segue
- O Rio Grande do Sul vive, desde o dia 22, uma onda de calor (temperaturas 5 °C acima da média). Tal fenômeno, supostamente, terminou na quarta-feira (26);
- No centro-oeste do Estado, a temperatura deve passar de 40 °C. Na região Sul como um todo, os termômetros seguirão altos, com o Rio Grande do Sul podendo marcar mais de 38 °C;
- Outras regiões com forte calor são Sudeste e Centro-Oeste, com temperaturas alternando entre 26 °C e 34 °C;
- O mesmo é esperado para a região Nordeste, sendo que os termômetros vão variar de 26 °C e 36 °C e até podem passar de 38 °C;
- Na região Norte, há previsão de máximas entre 26 °C e 34 °C em boa parte dos estados.
Leia mais:
- 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
- Como conferir qualidade do ar pelo celular
- Bolha de calor: fenômeno vai fazer a temperatura subir ainda mais no Brasil
E as chuvas?
No Sudeste, não deve chover em Minas Gerais e poderemos ver pancadas pontuais no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo abaixo de 40 mm. Contudo, o Sudeste de São Paulo pode ter volumes acima de 60 mm.
O Nordeste deve ter tempo firme nos próximos dias na região central de Bahia, Pernambuco, além do oeste do Piauí e Alagoas. Já na faixa leste, as chuvas poderão ocorrer em pontos isolados como pancadas, com acumulados inferiores a 20 mm. Contudo, no norte do Maranhão, Piauí e litoral do Ceará, pode haver aguaceiros acima de 80 mm.
No Sul, a partir desta quarta-feira (26), é esperado o aumento de nebulosidade, podendo trazer pancadas locais. Elas podem ficar abaixo de 30 mm, contudo, não estão descartadas tempestades dada a combinação de calor e umidade.
Na região Centro-Oeste, também há calor e umidade combinados, causando regiões instáveis no Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, havendo pancadas de chuva durante a semana de Carnaval.
Acumulados acima de 80 mm são previstos no noroeste do Mato Grosso, enquanto no centro-leste de Goiás e leste do Mato Grosso do Sul, pode haver redução de chuvas, com acumulados acima de 20 mm.

Por fim, no Norte, o calor e a alta umidade mantém instabilidades e pancadas de chuvas. Na região, os acumulados devem chegar a mais de 50 mm.
O único Estado que se salva é Roraima, onde o aguaceiro será bem menor: menos de 10 mm. Fechando, na região nordeste do Pará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), localizada mais ao sul, vai provocar acumulados além de 80 mm.
O post Calor segue dominando boa parte do Brasil no Carnaval apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/26/ciencia-e-espaco/calor-segue-dominando-boa-parte-do-brasil-no-carnaval/