9 de janeiro de 2025
Cão-robô apoiou equipe de segurança do Réveillon na Avenida Paulista
Compartilhe:

O Réveillon na Avenida Paulista foi um pouco diferente em 2025: desta vez, a equipe de segurança da festa contou com um agente que, apesar de ter quatro “patas”, está bem longe de ser um cachorro tradicional. Isso porque a GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo levou nada menos que um cão-robô para apoiar o patrulhamento da virada do ano!

Entenda:

  • Um cão-robô foi usado para apoiar a segurança do Réveillon 2025 na Avenida Paulista;
  • Equipado com câmeras inteligentes de alta resolução, o cãozinho robótico Leí envia imagens em tempo real para o programa de videomonitoramento Smart Sampa, ajudando a identificar pessoas desaparecidas ou foragidas da justiça;
  • O cão-robô já havia sido utilizado antes: em setembro, durante o jogo de futebol americano na Neo Química Arena, e em novembro, no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

O cãozinho robótico Leí é utilizado em conjunto com o Smart Sampa, programa de videomonitoramento da cidade de São Paulo, e ajudou a reforçar a segurança durante a celebração do Réveillon 2025 na Avenida Paulista.

Cão-robô apoiou equipe de segurança do Réveillon na Paulista. (Imagem: Edson Lopes Jr./SECOM)

“O Réveillon na Paulista é um grande evento que recebe pessoas de todo país e do mundo. É um momento de festa e celebração. E nós nos preparamos para garantir maior segurança a todas as pessoas para que a Prefeitura possa entregar mais um grande evento na nossa cidade”, disse Junior Fagotti, Secretário Municipal de Segurança Urbana, em comunicado.

Leia mais: 

  • Cão-robô chinês pode ficar de pé e ainda desce barranco – assista
  • Novo cão-robô anda até debaixo d’água
  • Cão-robô pode agora destrancar algumas portas automatizadas

Cão-robô já havia sido usado antes do Réveillon na Paulista

Na nota, a GCM ainda explicou que Leí é “equipado com câmeras inteligentes de alta resolução” que enviam imagens em 360º para a central de monitoramento do programa Smart Sampa em tempo real – apoiando também a identificação de pessoas desaparecidas ou foragidas da justiça. Durante as operações, o cão-robô fica acompanhado por três agentes a uma distância de até 300 metros.

Cão-robô Léi também foi usado em jogo de futebol americano em São Paulo. (Imagem: Divulgação/SMSU)

E o Réveillon na Paulista não foi o primeiro evento da cidade de São Paulo a contar com a presença de Leí: em setembro de 2024, o cão-robô foi testado pela primeiríssima vez na Neo Química Arena durante a partida de futebol americano entre os times Green Bay Packers e Philadelphia Eagles.

Algum tempo depois, em novembro, Leí também ajudou a patrulhar o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, realizado no Autódromo de Interlagos.

O post Cão-robô apoiou equipe de segurança do Réveillon na Avenida Paulista apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/06/olha-isso/cao-robo-apoiou-equipe-de-seguranca-do-reveillon-na-avenida-paulista/