7 de fevereiro de 2025
Instagram está testando recurso muito aguardado no Reels; veja qual
Compartilhe:

Em meio ao banimento do TikTok nos Estados Unidos, no final de janeiro, o Instagram anunciou o lançamento do Edits, um aplicativo de edição de vídeo semelhante ao CapCut (que é da ByteDance, mesma controladora do TikTok). Ao que tudo indica, foi mais uma tentativa da Meta de rivalizar com a plataforma chinesa.

Agora, o Edits abriu pré-registro para usuários na Google Play Store (do Android), inclusive no Brasil.

Anúncio aconteceu no mesmo dia que TikTok foi banido nos EUA (Imagem: Emre Akkoyun/Shutterstock)

Edits, o CapCut do Instagram

O Edits foi anunciado em 19 de janeiro, mesmo dia que o TikTok foi banido nos EUA, pelo chefe do Instagram Adam Mosseri. Na ocasião, ele afirmou em vídeo publicado na rede social que “há muita coisa acontecendo agora, mas não importa o que aconteça, é nosso trabalho fornecer as melhores ferramentas possíveis para os criadores”.

Segundo Mosseri, o Edits será “um conjunto completo de ferramentas criativas”, incluindo recursos que já existem no TikTok. Algumas das possibilidades são:

  • Exportar vídeos sem marca d’água e compartilhar em qualquer plataforma. No Instagram, o compartilhamento fica mais fácil;
  • Acompanhar todos os rascunhos e vídeos em um só lugar;
  • Capturar clipes de alta qualidade com até dez minutos de duração e editar imediatamente;
  • Usar IA para animar imagens;
  • Mudar o plano de fundo com tela verde ou sobreposição de vídeo;
  • Adicionar fontes, efeitos de voz e som, filtros de vídeo e adesivos;
  • Melhor o áudio e remover ruídos;
  • Gerar legendas automaticamente.

O Olhar Digital reportou tudo sobre o Edits neste link. A principal vantagem é justamente a integração com o Instagram, que, além de facilitar as publicações, dá acesso a métricas detalhadas dos vídeos.

Aplicativo deve chegar já neste mês (Imagem: AppStore/Reprodução)

Edits está disponível para pré-registro

O Edits já está disponível desde janeiro para pré-encomendas na App Store, do sistema iOS. Agora, a Google Play Store, loja de aplicativos Android, liberou o pré-registro. Você pode acessá-lo aqui.

O Instagram confirmou que a ferramenta será lançada ainda em fevereiro, mas ainda não há data oficial. O pré-registro na Play Store indica que o app será compatível com Android e iOS. Não está claro se o lançamento será simultâneo.

Leia mais:

  • Instagram está testando recurso muito aguardado no Reels; veja qual
  • Instagram: como postar Reels com mais de 90 segundos?
  • Como ajustar miniaturas do Instagram após nova mudança na rede social?

Rivalidade entre Instagram e TikTok se intensifica

A Meta, dona do Instagram, está aproveitando a ausência temporária do TikTok nos Estados Unidos para atrair usuários. Vale lembrar que uma ordem executiva do presidente Donald Trump conseguiu uma sobrevida para a rede social chinesa no país. No entanto, apesar do TikTok ter voltado ao ar, ainda não voltou às lojas de aplicativos.

A big tech rival não perdeu tempo. Além do Edits, que rivaliza com o CapCut, editor de vídeo da ByteDance, a Meta ofereceu recompensas em dinheiro para que criadores de conteúdo do TikTok migrem para o Reels (saiba mais aqui), aumentou o tempo de duração máximo dos vídeos (leia aqui) e está testando o botão de pausa simplificado (veja aqui).

O post CapCut do Instagram: já dá para fazer pré-registro no Edits apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/07/internet-e-redes-sociais/capcut-do-instagram-ja-da-para-fazer-pre-registro-no-edits/