A Índia tem investido pesado na exploração espacial. Após várias conquistas recentes, a cereja do bolo está por vir: lançar uma missão do país com o objetivo de levar astronautas ao espaço pela primeira vez. No entanto, um pequeno contratempo surgiu.
Planejada inicialmente para o ano que vem, a missão foi adiada para 2026. Segundo a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), a mudança no cronograma se deve à extrema cautela adotada para garantir a segurança da tripulação.
Indianos querem evitar repetir o que aconteceu com a Starliner
O presidente da entidade, Sreedhara Somanath, afirmou que existem sistemas complexos no programa Gaganyaan (como é chamada oficialmente a missão) e que estão sendo desenvolvidos por meio de um processo sistemático, o que levou a atrasos no calendário original.
Ele ainda citou o que aconteceu com o Boeing Starliner. Lançada em junho deste ano, a espaçonave levava dois astronautas para a Estação Espacial Internacional, mas sofreu problemas com o propulsor e acabou retornando à Terra em setembro e sem nenhum tripulante a bordo.
O voo tripulado indiano, conhecido como H1, levará dois astronautas para a órbita baixa da Terra, a cerca de 400 quilômetros acima do planeta. Se for bem-sucedida, a Índia se tornará o quarto país a enviar uma missão tripulada de forma independente ao espaço, depois dos Estados Unidos, Rússia e China.
A próxima demonstração não tripulada, chamada G1, testará os módulos de serviço, reentrada, implantação de paraquedas e um pouso seguro na Baía de Bengala. O teste também transportará um robô humanoide chamado Vyomitra ao espaço. As informações são do Space.com.
Leia mais
- Robô humanoide será enviado ao espaço em voo teste
- Índia é o primeiro país a pousar no polo sul da Lua; o que isso representa?
- Missão da Índia chega à órbita do Sol
Índia está se tornando uma potência espacial
- A Índia tem se notabilizado por diversas conquistas espaciais recentemente.
- Em agosto de 2023, a missão Chandrayaan-3 conseguiu o feito inédito de pousar no polo sul da Lua.
- Já no início deste ano, a sonda Aditya-L1 entrou com sucesso na órbita do Sol para estudar a camada mais externa da atmosfera solar, chamada corona, e sua influência no clima espacial.
- Mas não pense que os planos espaciais indianos param por aí.
- Além da missão espacial tripulada Ganganyaan, os indianos querem enviar uma sonda para estudar Vênus no ano que vem.
O post Cautela: Índia adia missão tripulada ao espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/05/ciencia-e-espaco/cautela-india-adia-missao-tripulada-ao-espaco/