24 de setembro de 2024
Compartilhe:

Pesquisadores identificaram a presença de quase 200 produtos químicos relacionados ao câncer de mama em embalagens de alimentos e utensílios plásticos. Segundo eles, dezenas desses carcinógenos podem migrar para o corpo humano.

Estudo alertou para exposição da população às substâncias potencialmente cancerígenas

No trabalho, a equipe encontrou produtos químicos como o benzeno, um carcinógeno conhecido relacionado a cânceres de mama em animais e humanos. Também foi identificada a presença do 4,4′-Metilenobis-(2-Cloroanilina), um provável carcinógeno relacionado ao câncer de bexiga.

Outras substâncias descritas na pesquisa foram a 2,4-Toluenodiamina, que causa câncer de mama e outros cânceres em animais, além da 3,3′-Dimetilbenzidina e o-Toluidina, que são corantes usados para colorir plástico e papel.

Alguns dos químicos identificados podem “invadir” o corpo e causar câncer (Imagem: Ebrahim Lotfi/Shutterstock)

Segundo os pesquisadores, o fato de tantos potenciais carcinógenos estarem presentes em embalagens de alimentos e poderem migrar para nossa comida é apenas um exemplo de quantos produtos químicos estamos expostos sem saber todos os dias. As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Frontiers in Toxicology.

Leia mais

  • Embalagens soltam químicos em alimentos – e cientistas descobrem quanto
  • Produtos químicos ‘eternos’ nos cercam, mas dá para evitar alguns
  • Grande parte da água do mundo está contaminada com produtos químicos
Substâncias estão presentes em diversas embalagens de alimentos (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Alguns químicos são descritos como perigosos

  • De todos os produtos químicos detectados nas embalagens de alimentos, 40 já são classificados como perigosos por agências reguladoras em todo o mundo, de acordo com o estudo.
  • A equipe responsável pelo trabalho afirma que isso pode ser a causa do aumento das taxas de câncer de mama de início precoce em mulheres com menos de 50 anos, algo que não pode ser explicado apenas por fatores genéticos.
  • Além disso, os pesquisadores ressaltam que ainda levará muito tempo para descobrir quais químicos tem o maior impacto, já que alguns desses produtos podem ser de alto risco e outros de baixo risco para a saúde humana.
  • Apesar disso, os cientistas destacam que eliminar esses carcinógenos conhecidos ou suspeitos da nossa cadeia alimentar é uma grande oportunidade para a prevenção do câncer.

O post Centenas de químicos associados ao câncer são encontrados em embalagens de alimentos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/24/medicina-e-saude/centenas-de-quimicos-associados-ao-cancer-sao-encontrados-em-embalagens-de-alimentos/