Você já tomou uma cerveja de arroz? A bebida, que tem como ingrediente principal o grão (até 40% da receita), se caracteriza por ser mais clara e leve, com um sabor delicado e menos amargo. Várias empresas vendem o produto atualmente, mas a criação dele é muito mais antiga.
Cientistas do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da Província de Zhejiang, na China, analisaram fragmentos de potes do sítio de Changshan e identificaram as presenças de fitólitos (plantas fossilizadas), grânulos de amido e fungos. Segundo eles, os objetos eram utilizados para fermentação, armazenamento, cozimento, processamento e apresentação da cerveja de arroz.
Evidência mais antiga de fermentação de álcool na região
Os artefatos são datados entre 10 mil e 9 mil anos atrás e são a evidência mais antiga do processo de fermentação de álcool do leste asiático, além de representarem uma das primeiras fabricações de cerveja de arroz do mundo.
Segundo os pesquisadores, o povo de Changshan usava o arroz como principal fonte de alimento. Folhas e cascas do grão também eram usadas na produção de potes, revelando a importância do produto para a população.
Ainda de acordo com a equipe, muitos dos grânulos apresentam sinais de degradação enzimática e gelatinização, características do processo de fermentação. Diversos elementos fúngicos também estavam presentes, como mofo Monascus e células de levedura, associados a iniciadores de qu (uma bebida chinesa) e sua fabricação tradicional, como no processo de feitura de hongqujiu, ou vinho de arroz de levedura vermelha.
Leia mais
- Cerveja e whisky estão ameaçados pelas mudanças climáticas, mas…
- É ciência? Spas oferecem “banho de cerveja” para relaxar
- Composto que dá amargor à cerveja pode combater chikungunya e oropouche
Importância do arroz para a sociedade chinesa da época
- Os pesquisadores do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da Província de Zhejiang acreditam que as bebidas alcoólicas fermentadas de arroz tenham desempenhado um papel importante em banquetes cerimoniais no período.
- Elas teriam tido uma importância ritual, o que potencializou o processo de plantio e cultivo do arroz na China Neolítica.
- Ainda segundo os cientistas, isso teria acontecido em uma época em que o planeta estava ficando mais quente, no início do Holoceno, o que ajudou a popularizar a bebida.
- As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista PNAS Anthropology.
O post Cerveja de 10 mil anos com ingrediente inusitado é encontrada na China apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/27/ciencia-e-espaco/cerveja-de-10-mil-anos-com-ingrediente-inusitado-e-encontrada-na-china/