A ByteDance, empresa dona do TikTok, e a rede social chinesa devem “decidir de forma independente” sobre suas operações e negócios nos Estados Unidos. Essa é a recomendação feita pelo Ministério das Relações Exteriores da China nesta segunda-feira (20), segundo a agência de notícias Reuters.
O, digamos, conselho veio após o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sugerir, em postagem na sua rede social Truth Social, a criação de uma joint-venture entre ByteDance, TikTok “e/ou novos proprietários, por meio da qual os Estados Unidos obteriam 50% da propriedade da empresa“. Trump toma posse nesta segunda.
- Para quem não sabe: joint-venture é o nome dado para parceria entre duas ou mais empresas para projetos ou objetivo(s) em comum. Essa união pode envolver compartilhamento de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e de conhecimento, além da divisão de riscos e lucros.
Recomendação da China vem em meio ao risco de banimento do TikTok nos EUA
A recomendação dada pelo Ministério das Relações Exteriores da China veio após ideia ventilada por Trump. Essa ideia, por sua vez, veio em meio ao risco iminente do TikTok ser banido dos Estados Unidos após lei que força venda da plataforma no país entrar em vigor.
A rede social chinesa chegou a ser suspensa nos EUA entre a noite de sábado (18) e a tarde de domingo (19). Neste período, o aplicativo parou de funcionar e sumiu de lojas de aplicativos. Quem tentava acessá-lo no país recebia uma mensagem dizendo que a rede social “não estava disponível no momento”. O texto também citava Trump (nominalmente mesmo) como esperança.
Algumas horas depois, o TikTok voltou a funcionar no país. Seu retorno ocorreu após o presidente eleito reforçar suas intenções de publicar um decreto para adiar a aplicação da nova lei federal.
Além disso, a rede social chinesa agradeceu Trump por “fornecer a clareza e a garantia necessárias aos nossos provedores de serviço de que eles não enfrentarão penalidades [por] fornecer o TikTok a mais de 170 milhões de americanos e permitir que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem”.
Leia mais:
- TikTok banido nos EUA: O que acontece agora?
- Outros países podem banir o TikTok igual os Estados Unidos fizeram?
- Entenda o motivo pelo qual o TikTok é proibido na China
Enquanto bloqueado nos EUA, TikTok também saiu do ar em outros países
Usuários do TikTok nos Estados Unidos não foram os únicos a receberem a mensagem de “não disponível no momento” ao acessarem a rede social no domingo. Pessoas de outros países reclamaram de problemas para acessar o aplicativo.
Alguns – como um usuário do Reddit que mora no Reino Unido – percebeu que o problema estaria ligado ao uso de VPNs para utilizar a rede social. Explicando: logo após o TikTok parar de funcionar nos EUA, alguns usuários apelaram para VPNs para continuarem acessando (o que não deu muito certo).
Saiba mais sobre o imbróglio do TikTok nesta matéria do Olhar Digital.
O post China aconselha TikTok sobre plano de Trump para ‘salvar’ rede social nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/20/internet-e-redes-sociais/china-aconselha-tiktok-sobre-plano-de-trump-para-salvar-rede-social-nos-eua/