3 de setembro de 2025
Do espaço para sua casa: estudo revela impacto da energia
Compartilhe:

O mundo continua buscando alternativas para não depender mais de combustíveis fósseis. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram adicionados 380 GW de nova capacidade solar. Isso representa um aumento de 64% em relação ao mesmo período de 2024.

Dessa capacidade, a China é responsável por 256 GW, mais de dois terços do total global e o dobro da quantidade instalada no primeiro semestre de 2024, revelou um relatório da Ember, empresa de energia de baixo custo.

As instalações de energia solar cresceram no mundo todo. Entretanto, sofreram uma leve queda no Brasil. Crédito: ADVTP – Shutterstock

A China é líder global em energia solar

A China é atualmente a líder global em energia solar, dominando a produção, capacidade e desenvolvimento de tecnologias de geração de energia limpa. Com isso, segundo o site New Mobility, o país “domina as instalações globais e a cadeia de suprimentos”, com investimentos recordes ano após ano.

De acordo com a Ember, a explicação para essa liderança tem conexão com a “nova regulamentação de subsídios que entrou em vigor em junho”, levando os desenvolvedores chineses de parques solares a se apressarem para lançar novos parques antes do lançamento do projeto.

Foto de usina termelétrica
Apesar do crescimento da energia solar na China, o país ainda é responsável por um terço das emissões globais no planeta. Crédito: Ugis Riba / Shutterstock

Leia mais:

  • A Cúpula do Clima na África e o futuro do ‘investimento verde’
  • Do espaço para sua casa: estudo revela impacto da energia solar espacial da NASA
  • “Metal preto” promete mudar a forma como usamos a energia solar

Ainda assim, Nicolas Fulghum, analista sênior de energia da Ember, afirma que “esses números sobre a implantação da energia solar em 2025 desafiam a gravidade”, já que as instalações continuam com um forte crescimento.

Em um mundo de mercados de energia voláteis, a energia solar oferece uma opção que pode ser implementada em velocidade recorde para atender à crescente demanda, independentemente das cadeias globais de fornecimento de combustíveis fósseis.

Nicolas Fulghum, analista sênior de energia da Ember, em nota enviada à imprensa.

Apesar de o relatório afirmar que o crescimento no primeiro semestre possa indicar uma desaceleração agora, “os novos requisitos de aquisição de energia limpa para a indústria e as maiores expectativas de implantação anual da Associação Chinesa de Energia Solar Fotovoltaica (CPIA) sugerem que 2025 superará o recorde de instalações de 2024”.

Energia solar cresce em todo o mundo

painel solar quênia
Importações de painéis solares da China por países africanos cresceu 60% no último ano. Crédito: CarlFourie/iStock

Mas não é apenas na China que os parques de energia solar crescem rapidamente. O relatório da Ember destaca outros países e regiões com crescimento relevante no primeiro semestre de 2025:

Capacidade solar instalada no 1º semestre de 2025 (GW):

  • China: 256 GW – Dobro do 1º semestre de 2024; domina a cadeia de suprimentos e lidera globalmente.
  • Índia: 24 GW – Crescimento de 8 GW em relação a 2024; 2º maior crescimento mundial.
  • Estados Unidos: 21 GW – Crescimento de 4% apesar de políticas contrárias do governo anterior.
  • Alemanha: Leve queda nas instalações.
  • Brasil: Leve queda nas instalações.
  • Resto do mundo: 65 GW – Aumento de 22% em relação a 2024.
  • África: Importações de painéis solares da China aumentaram 60%; falta de dados oficiais dificulta medição exata.

Paradoxalmente, a China também é o maior poluidor mundial, emitindo a maior quantidade de CO₂ entre os países e sendo responsável por um terço das emissões globais no planeta.

O post China lidera avanço da energia solar no mundo com recorde de capacidade instalada apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/03/pro/china-lidera-avanco-da-energia-solar-no-mundo-com-recorde-de-capacidade-instalada/