Vários países planejam chegar à Lua nos próximos anos. Mais do que alcançar nosso satélite natural, porém, as agências querem que os astronautas pisem na superfície rochosa.
Apesar de parecer simples (é só abrir a porta da nave e descer), é importante destacar que, fora dos ambientes de testes e laboratório, nenhum traje espacial foi utilizado depois da missão Apollo 17, em 1972 (3 anos depois de Neil Armstrong e sua Apollo 11).
Leia mais
- China faz descoberta revolucionária em amostra de solo da Lua
- “Coelho” da China torna-se o rover mais antigo em operação na Lua
- Apollo 11: como foi a missão que levou homem à Lua
Ou seja, os cientistas estão cautelosos sobre a roupa que os astronautas vão usar nessa “festa”. E isso faz todo sentido, já que a superfície lunar pode ser considerada um local hostil, completamente diferente das condições que encontramos aqui na Terra.
Devemos levar em conta fatores como o vácuo, o frio e o calor extremo (quando a luz solar entra em contato direto com o terreno). Isso sem contar a poeira lunar aderente e até mesmo o impacto de micrometeoritos que podem passar. É uma equação altamente complexa – e para qual os chineses dizem ter encontrado uma solução.
China apresenta seu traje espacial lunar
- De acordo com a agência de notícias do governo chinês, a Xinhua, o traje foi revelado nos últimos dias durante o 3º Fórum de Tecnologia no Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China.
- Os taikonautas que participaram da exibição foram Zhai Zhigang e Wang Yaping.
- A agência não deu muitos detalhes técnicos sobre a roupa.
- Pelo vídeo, porém, é possível dizer que o traje parecia favorecer bastante as articulações.
- Os astronautas se abaixaram, andaram, ficaram de joelhos e subiram uma escada para demonstrar sua mobilidade.
- O chamado sistema de suporte à vida provavelmente ficou de fora da demonstração – uma vez que ele fica muito pesado na gravidade terrestre (que é seis vezes maior que a da Lua).
- Do lado externo, a China colocou algumas listras vermelhas nos braços e nas pernas do traje.
- De acordo com especialistas, o modelo tem inspiração no traje espacial soviético/russo Orlan.
Os planos da China
A China Manned Space Agency, a Agência Espacial Chinesa, pretende pousar na Lua até o final desta década. E eles já traçaram até um ponto de chegada: querem desembarcar em algum lugar perto do polo sul lunar usando sua nave espacial tripulada Mengzhou e o módulo lunar tripulado Lanyue.
O país asiático concluiu recentemente um importante missão no chamado Lado Oculto da Lua. A sonda chinesa Chang’e 6 pousou com sucesso no satélite em 1º de junho e começou a coletar as amostras de lá.
Vale ressaltar que missões no Lado Oculto da Lua são mais difíceis. O motivo principal é que esse lado não está voltado para a Terra, exigindo o uso de satélites retransmissores para manter as comunicações. Isso sem contar o fato de que o terreno é (ainda mais) acidentado, dificultando pousos.
A China, no entanto, foi bem-sucedida na missão. E promete dar agora o próximo passo: levar os primeiros taikonautas ao satélite.
As informações são do New Atlas.
O post China: veja o novo traje espacial feito para missão à Lua apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/02/ciencia-e-espaco/china-veja-o-novo-traje-espacial-feito-para-missao-a-lua/