4 de abril de 2025
Chineses encontram fóssil de escorpião que viveu com dinossauros
Compartilhe:

Pela primeira vez, paleontólogos encontraram um fóssil de escorpião mesozoico na China. O artefato foi descoberto na Província de Liaoning, no nordeste do país, por uma equipe do Instituto de Geologia e Paleontologia de Nanquim, da Academia Chinesa de Ciências.

O fóssil foi chamado de Jeholia longchengi em homenagem ao local de sua descoberta na Biota Jehol do Distrito de Longcheng, e é datado a aproximadamente 125 milhões de anos, segundo a agência de notícias Xinhua.

A região é considerada uma das “descobertas paleontológicas mais importantes do século XX” por abrigar itens bem preservados, incluindo dinossauros emplumados, pássaros primitivos e fósseis de plantas.

Fósseis de escorpiões são raros; apenas quatro foram encontrados na China (Imagem: Divulgação/NIGPAS)

“Fósseis de escorpião não são tão comuns quanto as pessoas podem pensar”, disse Huang Diying, pesquisador do instituto e autor do estudo publicado na revista Science Bulletin. “Se colocado no ambiente atual, ele [Jeholia longchengi] pode se tornar predador natural de muitos animais pequenos e pode até caçar filhotes de pequenos vertebrados”.

Leia mais:

  • Escorpiões chicote sem cauda: conheça os aracnídeos de aparência pré-histórica
  • A mais recente novidade no mundo animal: um escorpião que borrifa veneno
  • Descoberta histórica: ovos fósseis desvendam mistérios da evolução dos dinossauros
Descoberta foi feita na Província de Liaoning (Imagem: Peng Wang/iStock)

O que se sabe sobre o fóssil Jeholia longchengi?

  • O escorpião tem 10 centímetros de comprimento e supera o tamanho de outros fósseis mesozoicos;
  • Ele apresenta pedipalpos delgados (apêndices sensoriais), pernas longas, um esternito pentagonal (peça ventral do exoesqueleto) e um ferrão venenoso alongado;
  • Foi considerado um mesopredador na cadeia alimentar do ecossistema da época, caçando insetos e aranhas.

Até então, apenas três fósseis de escorpião tinham sido encontrados na China: Shandong, no leste do país; Hubei, na China central, e na Mongólia Interior, no norte. O recém-descoberto Jeholia longchengi está agora abrigado no Museu do Vale dos Fósseis em Chaoyang (China).

O post Chineses encontram fóssil de escorpião que viveu com dinossauros apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/03/08/ciencia-e-espaco/chineses-encontram-fossil-de-escorpiao-que-viveu-com-dinossauros/