Cinco alertas de “perigo potencial” na região Sul do Brasil foram liberados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (17). Os comunicados falam do risco de chuva intensa e vendavais nos locais atingidos.
São dois alertas amarelos para perigo potencial de chuvas e ventos intensos, além de três alertas laranjas de tempestades. O estado mais afetados é o Rio Grande do Sul, principalmente a região metropolitana de Porto Alegre, que já foi castigada pelas chuvas nas últimas semanas.
O risco começou durante o último fim de semana, quando o Inmet informou que, se a chuva continuasse durante essa semana, o estado poderia voltar a sofrer transtornos.
Quais os locais atingidos pelos alertas do Inmet?
- Os alertas amarelos indicam chuvas de até 20 milímetros por hora e ventos de até 60 quilômetros por hora.
- Os alertas laranjas são de chuvas de até 60 milímetros por hora, granizo e ventos de até 100 quilômetros por hora.
As regiões que correm risco são: regiões metropolitanas de Porto Alegre, serrana e Vale do Itajaí, no Rio Grande do Sul, além do noroeste, nordeste, sudoeste e centro do estado.
Leia mais
- RS: Aeroporto Salgado Filho reabrirá apenas no Natal
- Vídeos com desinformação e fake news sobre RS prosperam no YouTube
- Com dados da NASA, site mostra situação do Rio Grande do Sul em tempo real
- RS: veja como doar para vítimas da tragédia; cuidado com golpes
Em Santa Catarina, a grande Florianópolis também deve ser afetada por temporais. No Paraná, as áreas que podem ser afetadas são centro-sul, oeste, sudeste e sudoeste do estado.
No total, 189 municípios são afetados pelos alertas amarelos e 488 pelos laranjas.
“Os residentes em áreas com histórico de alagamentos ou inundações, devem sair com antecedência das áreas de risco e permanecer em local seguro”, orienta a Defesa Civil.
O post Chuvas intensas, granizo e vendavais: Inmet alerta para perigo no Sul apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/17/ciencia-e-espaco/chuvas-intensas-granizo-e-vendavais-inmet-alerta-para-perigo-no-sul/