25 de novembro de 2025
Cientistas registram formação de cristais de platina dentro de metal
Compartilhe:

Pesquisadores desenvolveram uma nova técnica para observar, em detalhes, o processo de formação de cristais de platina dentro de metais líquidos opacos, algo que até agora era difícil de registrar. Embora seja comum visualizar cristais se formando em líquidos transparentes, como água, a mesma observação em materiais densos e opacos não era possível por meios convencionais.

O estudo, publicado na revista Nature Communications, utilizou métodos avançados de imagem para acompanhar o crescimento dos cristais em tempo real. Os cientistas demonstraram que, ao dissolver platina em metais líquidos a altas temperaturas, é possível observar o processo de cristalização mesmo dentro de materiais que não permitem a passagem de luz.

Como foi feito o experimento

A equipe utilizou platina dissolvida em gálio ou gálio-índio, aquecida a 500 °C. Embora essa temperatura seja inferior a um terço do ponto de fusão da platina, o metal se dissolve nesse ambiente líquido de forma semelhante ao açúcar em água. Ao resfriar a solução, os pesquisadores provocaram a formação dos cristais.

Para acompanhar o processo interno, os cientistas recorreram à tomografia computadorizada por raios-X, técnica comum em exames médicos, mas aplicada aqui para visualizar o interior do metal líquido. O método permitiu registrar o início e o crescimento da estrutura cristalina, mesmo com o alto nível de opacidade do gálio.

Cristais crescendo em metal líquido (Imagem: Widjajana et al.)

Um avanço em visualização científica

Segundo o professor Kourosh Kalantar-Zadeh, da Universidade de Sydney, a tarefa era considerada extremamente complexa devido à densidade e à baixa transparência do gálio. Em comunicado, ele afirmou:

Observar a formação de cristais dentro de metais líquidos como o gálio é uma tarefa desafiadora. O gálio é um elemento muito denso, com átomos fortemente compactados, e tão opaco que é impossível para a maioria dos microscópios atravessar uma camada espessa desse material. Foi um momento realmente especial conseguir desenvolver um método para fazer isso.

Kourosh Kalantar-Zadeh, professor da Universidade de Sydney

A resolução das imagens ainda é limitada pela tecnologia disponível, mas o avanço abre portas para uma observação cada vez mais detalhada do comportamento químico e estrutural desses materiais.

Leia mais:

  • Você sabia? 5 minerais que são mais raros e valiosos que diamantes
  • Como evitar pedras nos rins? Veja o que diz a medicina
  • Colocar sal no gelo faz as bebidas gelarem mais rápido?

Possíveis aplicações futuras

A compreensão mais profunda das propriedades dos metais líquidos pode contribuir para processos industriais mais eficientes e, potencialmente, com menor impacto ambiental. A possibilidade de acompanhar a cristalização em tempo real permite aprimorar o desenvolvimento de materiais inteligentes e novas soluções voltadas à energia.

Tomografia computadorizada por raios X revela estruturas delicadas semelhantes a gelo no gálio (Imagem: Widjajana et al.)

Para entender como os metais líquidos podem ser utilizados para moldar o futuro dos materiais inteligentes e identificar aqueles que desempenham papéis importantes em fontes de energia, precisamos compreender suas propriedades metálicas e químicas, por dentro e por fora. Com a tomografia computadorizada por raios-X, agora podemos realmente ver com o que estamos trabalhando e projetar cristais formados em metal líquido com mais precisão.

Kalantar-Zadeh

O post Cientistas registram formação de cristais de platina dentro de metal líquido apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/25/ciencia-e-espaco/cientistas-registram-formacao-de-cristais-de-platina-dentro-de-metal-liquido/