
Seja num dia de sol na praia, num show ao ar livre, ou durante um piquenique, muitas pessoas optam por levar bebidas de casa em um cooler ou caixa térmica. Por preferência ou para economizar, o hábito já é um clássico do brasileiro, bem como adicionar sal no gelo para que as bebidas fiquem geladas mais rápidas e por mais tempo.
Esse é um conceito antigo e muito utilizado da sabedoria popular que traz diversas dicas e técnicas para ajudar em determinadas questões do cotidiano. Mas o que diz a ciência sobre isso?
Colocar sal no gelo faz as bebidas gelarem mais rápido?
A resposta curta é sim, mas vamos entender como isto acontece. Existe um conceito dentro da química que se chama crioscópio. Ao adicionar sal — também chamado de soluto não volátil — a um solvente como a água, este soluto altera a forma como a água congela.
Isto quer dizer que, ao adicionar sal no gelo, ele reduz o ponto de congelamento da água, levando a temperaturas negativas, inferiores a 0 °C.
A partir daí, quando as moléculas de água congelam, precisam se reorganizar para formar cristais de gelo. Ao adicionar o sal, o processo fica mais difícil, uma vez que as moléculas de água não conseguem se unir com facilidade. Com isso, o gelo começa a se estruturar em temperaturas mais baixas do que o habitual.
O sal tem outro papel importante, ele absorve o calor. No processo de derretimento normal, o gelo perde calor não apenas para o ambiente, mas também impede que as bebidas ao redor atinjam de forma mais rápida a temperatura ambiente.
Leia mais:
- Ditados populares: será que a ciência concorda com eles?
- Antártida ganhou gelo pela primeira vez em 20 anos, revela NASA
- 5 perguntas que a ciência ainda não respondeu
Artigo publicado no site PubMed, chegou à conclusão de que o sal acelera o derretimento do gelo num processo chamado de endotérmico, que retira o calor do ambiente.

Este estudo vai na contramão do que muitos pensam, de que colocar sal no gelo preserva-o, pelo contrário, faz ele derreter mais rápido, mas consequentemente ele absorve mais calor e faz com que a temperatura das bebidas caia bruscamente.
A natureza pode nos dar um bom exemplo sobre esse processo químico. No nível do mar, a água congela a 0 °C, mas se for adicionada uma solução com 10% de sal, o ponto de congelamento cai para −6 °C. Com uma solução de 20% de concentração, a temperatura chega a −16 °C.
Em resumo, a troca constante de calor entre gelo derretendo, sal e a bebida faz com que as bebidas gelem mais rápido. Ao colocar sal no gelo, uma garrafa de cerveja, por exemplo, pode chegar a uma temperatura de 4 °C — o ideal mínimo para uma cerveja pilsen ou lager — de cinco a dez minutos após a imersão.
O post Colocar sal no gelo faz as bebidas gelarem mais rápido? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/18/ciencia-e-espaco/colocar-sal-no-gelo-faz-as-bebidas-gelarem-mais-rapido/