Após anos de espera, o maior museu arqueológico do mundo foi oficialmente aberto ao público neste final de semana. Com cerca de 100 mil artefatos, incluindo a tumba do faraó Tutancâmon, o Grande Museu Egípcio (GEM) promete revolucionar a economia do país.
O espaço ocupa 470 mil metros quadrados, sendo considerado o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização. Ele ainda conta laboratórios de restauração, auditórios, áreas educativas e espaços interativos com tecnologia de realidade aumentada.
Projeto enfrentou diversos atrasos
- A ideia de construir um grande espaço para homenagear a história do Antigo Egito não é nova.
- Em 2002, o governo do país lançou um concurso internacional para definir quem construiria o vasto complexo que deveria abrigar milhares artefatos antigos a poucos passos das Pirâmides de Gizé.
- Foram 1.556 inscrições e o vencedor foi o pequeno escritório irlandês Heneghan Peng Architects.
- Os trabalhos duraram duas décadas e o custo total ultrapassou a casa de US$ 1 bilhão (mais de R$ 5,3 bilhões).
- A Primavera Árabe no Egito em 2011 e um golpe militar dois anos depois atrasaram o projeto.
- Além disso, a pandemia de Covida-19 postergou a inauguração, prevista incialmente para 2018.
- As informações são da CNN.
Leia mais
- Antiga praga do Egito pode nunca ter acontecido, diz estudo
- Que segredos este templo do Antigo Egito guardava? Revelações inéditas vêm à tona
- Porto engolido pelo mar pode revelar túmulo de Cleópatra

Exposição permanente sobre o Egito Antigo
A enorme espera, no entanto, com certeza valeu a pena. O museu reúne papiros milenares, têxteis, sarcófagos, cerâmicas e restos humanos mumificados que estão distribuídos em uma exposição permanente. As galerias são organizadas por período histórico, desde o período pré-dinástico até a era Copta, de aproximadamente 3000 a.C., até o século VII d.C. Uma galeria dedicada a Tutancâmon ainda exibe cinco mil itens encontrados no túmulo do jovem rei.
A experiência começa em um átrio imponente, onde fica uma estátua de 36 pés de altura de Ramsés II. Na área externa, os visitantes ainda podem observar belos jardins e uma praça aberta com um obelisco de 87 toneladas. Outra característica marcante é a luz natural, garantida pela presença de dobras do telhado.

O elemento central funcional é uma escadaria de seis andares, que conduz os visitantes por monumentos de pedra e estátuas faraônicas dispostos em ordem cronológica reversa. Em seu topo é possível ter uma vista direta e desobstruída do complexo das pirâmides de Gizé.
O post Com vista para as Pirâmides! Conheça o Grande Museu Egípcio apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/03/ciencia-e-espaco/com-vista-para-as-piramides-conheca-o-grande-museu-egipcio/
