
Neste sábado (29), acontece um dos fenômenos astronômicos mais esperados de 2025: um eclipse solar parcial – o segundo de quatro eclipses previstos para o ano. O primeiro foi lunar, ocorrido em 14 de março, conforme noticiado pelo Olhar Digital (descubra os próximos aqui).
A observação direta do evento é restrita a algumas áreas do planeta e, no Brasil, a visibilidade será extremamente limitada (quase imperceptível). No entanto, é possível acompanhar todas as fases do eclipse em tempo real pela internet.
O que é um eclipse solar?
- Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol lançando uma sombra sobre determinada área do planeta e bloqueando total ou parcialmente a luz solar;
- Existem três tipos mais conhecidos desse fenômeno: parcial, anular e total;
- Há ainda um quarto padrão, mais raro, que praticamente mistura todos eles: o eclipse solar híbrido (como o que aconteceu em abril de 2023).
O eclipse solar de sábado será parcial, o tipo mais comum. Neste caso, apenas uma parte do Sol é coberta pela Lua, sem grandes mudanças na luminosidade do dia para a maioria das localidades abrangidas. Quando a Lua cobre totalmente o Sol, temos um eclipse total, que escurece o dia. Já o eclipse anular deixa um anel de luz visível ao redor da Lua, devido à sua distância da Terra.
Leia mais:
- Nave privada na Lua ganha “anel de diamante” histórico em noite de eclipse
- Como um astrônomo do século 19 calculou as datas de mais de 13 mil eclipses
- Eclipses solares podem afetar formação de nuvens, revela estudo
Onde o eclipse solar parcial poderá ser observado
De acordo com a plataforma TimeAndDate, o evento poderá ser visto por completo por cerca de 814 milhões de pessoas ao redor do globo – o que representa 9,94% da população mundial. Outras 975,8 milhões de pessoas (ou cerca de 11,91% de todo o planeta) poderão ver de 10% a 90% do Sol coberto.
Esses observadores estão localizados na Europa, norte da Ásia, norte e oeste da África, grande parte da América do Norte, norte da América do Sul, Atlântico e Ártico.

Em alguns pontos privilegiados, o evento terá uma característica especial: os chamados “chifres solares”. Esse efeito óptico ocorre quando o Sol surge no horizonte parcialmente encoberto pela Lua, criando uma ilusão de um rosto sorridente com extremidades pontiagudas –entenda melhor aqui.
O eclipse começa às 5h50 (pelo horário de Brasília), sobre o Atlântico, com o ápice – quando a Lua cobre a maior parte do Sol – ocorrendo às 7h47. O espetáculo termina às 9h43.

Olhar Digital transmite eclipse solar parcial ao vivo
Você está convidado a acompanhar cada detalhe em uma transmissão ao vivo, a partir das 7h da manhã, em todas as plataformas do Olhar Digital: no YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok.
A apresentação é de Lucas Soares, editor de Ciência e Espaço do site, e do astrônomo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e colunista do Olhar Digital. Não perca!
O post Como assistir ao eclipse solar parcial pela internet? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/03/27/ciencia-e-espaco/como-assistir-ao-eclipse-solar-parcial-pela-internet/