23 de fevereiro de 2025
Como descobrir se a sua empresa está te espionando pelo
Compartilhe:

O monitoramento de funcionários por parte das empresas não é uma novidade, principalmente quando trata-se de analisar o desempenho do empregado que atua remotamente. Para isso, podem ser utilizados softwares, spywares e outros meios que permitem ao chefe ver as ações realizadas no PC, incluindo o horário em que ele foi ligado, sites visitados, toques no teclado e mouse, além dos e-mails enviados.

O software, por exemplo, tem a capacidade de captar fotos e vídeos por meio da câmera ligada às estações de trabalho. Isso é algo que gera uma certa preocupação nas pessoas. Mas se você quer descobrir se a sua empresa está espionando você pelo PC, continue a leitura e veja algumas técnicas que podem ajudá-lo. 

Empresas podem espionar os funcionários pelo PC?

No Brasil, não há uma lei específica sobre o monitoramento do trabalhador. Porém, em entrevista ao portal UOL, a advogada Antilia Reis afirmou que o controle de funcionários em home office é permitido no país, mas deve constar no contrato de trabalho com os detalhes de como será realizada essa “espionagem”. 

Leia mais:

  • Aplicativo espião: o que é e como saber se seu celular está sendo monitorado
  • 6 apps para saber se o celular está sendo espionado
  • Como saber se estão me espionando pela webcam? Veja 7 pistas

Além disso, ela destacou que há ressalvas em relação à captação de vídeos e áudios dentro da casa do funcionário que trabalha em home office, por exemplo, pois isso pode ferir a privacidade da pessoa, algo que está previsto na Constituição Federal. 

Todavia, é importante destacar que o Código Civil brasileiro determina que os empregadores são os responsáveis pelas atividades feitas pelos seus funcionários enquanto eles utilizam os computadores e conexões da empresa. Dessa forma, a instituição pode ser penalizada caso o empregado cometa algum crime por meio dos sistemas dela, por exemplo. 

A Advogada trabalhista e sócia do escritório PMMF, Fabiana Fittipaldi, em entrevista ao VC S/A, enfatiou que “se o empregado estiver acessando pornografia com o computador corporativo, por exemplo, pode ser demitido por justa causa. E daí a empresa também vai precisar do histórico de sites como prova durante o processo de auditoria”.

No entanto, isso vale apenas para os dispositivos da empresa. Caso a companhia acesse o e-mail ou um equipamento pessoal do funcionário, estará violando sua privacidade.

Como verificar se a sua empresa está te espionando pelo PC

Assim como existem diferentes maneiras para o empregador espionar o seu PC, há várias técnicas que você pode utilizar para descobrir se está sendo monitorado pela empresa ou não. Veja abaixo!

Confira seus aplicativos e extensões

Verifique todos os aplicativos instalados em seu PC e procure por algum desconhecido. Também observe qual é o que tem pedido para instalar atualizações com maior frequência. Além disso, vasculhe o app que você considerar suspeito. Na descrição dele, geralmente é possível encontrar quais são os recursos que ele possui. 

Veja ainda as extensões do seu navegador, pois muitas vezes elas são utilizadas como ferramentas de segurança da companhia, mas também conseguem rastrear as ações do usuário. 

Veja se há software de rastreamento em seu PC

É possível verificar se há um software de monitoramento instalado em seu PC. Para isso, se o seu computador tiver o sistema Windows, basta acessar “Configurações”, em seguida clicar em “Contas”, depois selecionar “Acessar trabalho ou escola”. Por outro lado, caso tenha um Mac, basta acessar ‘Privacidade e Segurança’ e depois ‘Perfis’. 

Captura de tela computador Windows – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Outra maneira de conferir se tem um software de rastreamento no PC é vendo o que está sendo executado no plano de fundo. Veja o gerenciador de tarefas ou monitor de atividades. Pressione as teclas Ctrl + Alt + Delete no Windows. No Mac, clique em ‘Utilitários’ na pasta de aplicativos, veja a lista completa de apps e, caso haja algum desconhecido, pesquise seu nome no Google. 

Procure configurações de compartilhamento remoto

Caso esse tipo de configuração esteja ativado, é possível que o empregador controle remotamente seu dispositivo, podendo acessar o microfone e a câmera do seu PC. No computador Windows, clique em “Configurações” e em seguida acesse “Sistema”. Caso esteja utilizando um Mac, para verificar isso, acesse “Configurações do Sistema”, clique em “Geral” e, por último, selecione “Compartilhamento”.

Área de configuração de trabalho remoto
Área de configuração de trabalho remoto – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Certifique-se de que você é o administrador do seu computador

No The Washington Post, Hayley Tsukayama, diretora associada de ativismo legislativo no grupo de direitos digitais Electronic Frontier Foundation (EFF), afirmou que a solicitação de login como administrador na inicialização do PC ou pedido de senha administrativa ao tentar baixar um app são indícios de que o empregador tem controle do seu computador. 

Fique atento a mudanças na internet

Uma das maneiras de espionar o usuário pode ser por meio de spyware. Esse tipo de malware geralmente acrescenta novas barras de ferramentas, páginas iniciais da internet e motores de busca. Além disso, pode dificultar o login em sites seguros. Portanto, fique atento.

O post Como descobrir se a sua empresa está te espionando pelo PC apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/20/dicas-e-tutoriais/como-descobrir-se-a-sua-empresa-esta-te-espionando-pelo-pc/