O Air Force One, famoso avião do presidente dos Estados Unidos, precisou retornar à base nesta terça-feira (20), no horário local (no de Brasília, já era quarta-feira, 21). O problema foi uma falha elétrica detectada 30 minutos após a decolagem. Donald Trump estava a bordo, a caminho de Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial de 2026. E teve que trocar de aeronave para seguir viagem.
Apesar do susto, o pouso foi seguro e o presidente embarcou num avião reserva logo em seguida. Por causa dessa troca, a agenda dele no evento internacional deve sofrer um atraso de cerca de três horas.
Air Force One: como é o ‘gabinete voador’ do presidente dos EUA
O Air Force One não é um avião comum. Ele funciona como um centro de comando móvel para emergências. O modelo atual é um Boeing 747-200B totalmente modificado, equipado com tecnologia que protege os sistemas eletrônicos até contra pulsos eletromagnéticos. Uma das capacidades mais impressionantes é que ele pode ser reabastecido no ar, o que significa que, teoricamente, ele nunca precisaria pousar por falta de combustível numa crise.
Por dentro, o espaço é enorme: são cerca de 400 metros quadrados divididos em três andares. O presidente tem uma suíte particular, um escritório espaçoso e até uma sala de conferências. Além disso, o avião conta com duas cozinhas que conseguem preparar comida para 100 pessoas ao mesmo tempo e uma sala médica completa, que pode ser usada até para cirurgias, se necessário.
Atualmente, o governo dos EUA trabalha para renovar essa frota. Em 2018, foi fechado um acordo de US$ 3,9 bilhões (aproximadamente R$ 21 bilhões) para a compra de dois novos modelos (Boeing 747-8, no caso). Trump também recebeu a oferta de um avião luxuoso do governo do Catar, mas essa aeronave ainda precisa passar por muitas adaptações de segurança antes de poder carregar o selo oficial da presidência americana.
(Essa matéria usou informações de G1 e Folha de S. Paulo.)
O post Como é o Air Force One, avião que levaria Donald Trump a Davos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/21/carros-e-tecnologia/como-e-o-air-force-one-aviao-que-levaria-donald-trump-a-davos/
