20 de novembro de 2024
Como habilitar a visualização de conteúdo sensível no Instagram
Compartilhe:

O Instagram é atualmente a rede social mais utilizadas pelos brasileiros. Em média, uma pessoa passa cerca de 14 horas mensais na plataforma, consumindo diversos tipos de conteúdo. Por isso, ter controle sobre o tipo de material exibido na rede pode ser importante para muitas pessoas, garantindo uma experiência mais personalizada e adequada às suas preferências.

O Instagram utiliza filtros para gerenciar conteúdos sensíveis, restringindo ou permitindo a exibição de materiais que possam ser considerados inapropriados ou perturbadores.

Com esse controle, você pode restringir ou aumentar a frequência e o tipo de conteúdo que o Instagram recomendará ao seu perfil nos diversos formatos de mídia dentro da plataforma. Continue lendo e descubra como funciona.

Imagem: Funstock/Shutterstock

O que é conteúdo sensível no Instagram?

Conteúdo sensível refere-se a materiais que podem ser inadequados, especialmente para adolescentes. Isso inclui publicações que aparecem no feed, nos stories e também nos reels dentro da plataforma. Os principais tipos de conteúdo sensível incluem:

Tópicos de saúde mental e autoagressão

  • Inclui postagens sobre autoagressão, suicídio e distúrbios alimentares.
  • O Instagram remove conteúdos que incentivam ou mostram explicitamente esses temas, mas permite materiais que ofereçam suporte ou orientações de recuperação.

Leia mais:

  • Como criar uma lista de melhores amigos nos stories do Instagram
  • 4 maneiras de filtrar conteúdo no Instagram
  • Como desativar a confirmação de leitura nas DMs do Instagram

Violência

  • Imagens ou vídeos de brigas e outros atos violentos.
  • Embora conteúdos explicitamente violentos sejam removidos, outros materiais que retratem violência podem ser restringidos para menores de 18 anos.
(Imagem: Instagram / Divulgação)

Conteúdo sexualmente explícito ou sugestivo

  • Imagens ou vídeos de pessoas com roupas transparentes ou em poses sugestivas.
  • Nudez e atividades sexuais explícitas são proibidas pela plataforma.

Promoção de produtos regulamentados

  • Anúncios de tabaco, vaping, produtos para adultos, drogas recreativas ou medicamentos.
  • Postagens que promovam a venda de produtos regulamentados são removidas, e conteúdos relacionados a drogas ou maconha são limitados para menores de 18 anos.

Restrições de Idade e Controle Parental

Se a conta do usuário for de um adolescente entre 13 e 17 anos, ele não verá a opção “Ver mais conteúdo sensível” no Instagram.

As contas de adolescentes já recebem, automaticamente, a configuração “menos conteúdo sensível”. Além disso, jovens de 13 a 15 anos precisam da autorização de um responsável para alterar essa configuração para “Padrão”.

imagem mostra o ícone do instagram em evidência
Ícone do Instagram (Reprodução: Alexander Shatov/Unsplash)

Como controlar o conteúdo sensível no Instagram: Passo a passo

O Instagram oferece uma ferramenta para ajustar a quantidade de conteúdo sensível que você pode visualizar na plataforma. Siga estas etapas para habilitar ou modificar essa configuração:

  1. Acesse sua conta

    Toque na sua foto de perfil no canto inferior direito da tela. No seu perfil, clique nos três traços no canto superior direito para acessar as configurações de conta.

  2. Encontre a opção de sugestões de conteúdo

    Vá até Configurações e selecione a opção Privacidade. Role a tela até encontrar a seção O que você vê. Nessa parte, toque em Sugestão de conteúdo.

  3. Controle de conteúdo sensível

    Dentro da opção Sugestão de conteúdo, selecione Controle de conteúdo sensível. Na próxima tela, você poderá ajustar o nível de exposição ao conteúdo sensível. Escolha entre as opções disponíveis para personalizar sua experiência na plataforma.

Com essas etapas simples, você pode gerenciar melhor o que aparece no seu feed e explorar o Instagram de forma mais segura.

O post Como habilitar a visualização de conteúdo sensível no Instagram apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/20/dicas-e-tutoriais/como-habilitar-a-visualizacao-de-conteudo-sensivel-no-instagram/