19 de setembro de 2024
Compartilhe:

No Líbano, milhares de pessoas foram feridas e 32 morreram após uma série de explosões envolvendo pagers e walkie-talkies, em ataques que teriam sido direcionados ao grupo Hezbollah. Mas como estes dispositivos explodiram? Eles foram adulterados com explosivos, ou trata-se de um ataque hacker?

Os incidentes ocorreram na terça-feira (17) com os pagers e quarta-feira (18) com os walkie-talkies, quando os dispositivos, amplamente utilizados pelos membros da organização, explodiram ao mesmo tempo, causando pânico e destruição em várias localidades.

O Hezbollah acusa Israel, que inicialmente não se manifestou sobre o caso. Desde então, o Ministro de Defesa de Israel já afirmou que o “foco da guerra” agora se volta para o norte do país, onde fica a fronteira com o Líbano.

A origem dos pagers e walkie-talkies do Hezbollah

Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, grande parte dos pagers que explodiram fazia parte de um novo lote que o Hezbollah havia adquirido recentemente. Os dispositivos eram parte de uma estratégia de modernização, substituindo modelos antigos. No entanto, investigações iniciais indicam que esse novo lote pode ter sido adulterado.

As primeiras informações sobre a origem dos pagers apontaram para uma empresa de Taiwan chamada Gold Apollo. O presidente da empresa, Hsu Ching-kuang, declarou que a Gold Apollo não foi a fabricante dos dispositivos, mas que outra empresa estrangeira havia licenciado a marca e o logotipo da companhia taiwanesa há cerca de dois anos.

Posteriormente, descobriu-se que os pagers teriam sido projetados e fabricados pela BAC Consulting Kft, uma empresa registrada em Budapeste, na Hungria. Tentativas de contato com a BAC Consulting foram infrutíferas, e o governo húngaro afirmou que a empresa não possui instalações de fabricação no país, negando qualquer envolvimento direto com os dispositivos usados nas explosões no Líbano.

Pagers foram os primeiros dispositivos a explodir nesta nova série de ataques contra o Hezbollah. (Imagem: Ball Songwut / Shutterstock.com)

Há menos informações sobre os walkie-talkies, afinal estas explosões foram mais recentes. No entanto, já se sabe que novas baterias dos dispositivos haviam chegado em um carregamento recente, podendo indicar a origem dos explosivos.

Leia mais:

  • O que é sideload em dispositivos móveis e computadores?
  • Como ativar proteção de dispositivo roubado no iPhone?
  • O que é e para que serve administrador do dispositivo no celular Android?

Como os pagers foram detonados?

Segundo membros do Hezbollah, os pagers explodiram simultaneamente às 15h30 (horário local) na terça-feira, logo após emitirem um alerta sonoro e exibirem uma sequência de números nas telas. As explosões deixaram 12 mortos e quase três mil feridos. Essa sequência de eventos sugere que as explosões foram coordenadas e que os dispositivos foram comprometidos antes de chegarem às mãos dos membros do Hezbollah.

A principal suspeita é de que explosivos tenham sido inseridos nos pagers durante o processo de fabricação ou distribuição. Acredita-se que Israel, acusado pelo Hezbollah e pelo governo libanês de ser responsável pelo ataque, tenha conseguido interceptar o carregamento de pagers e modificar os dispositivos para que explodissem.

Especialistas como Robert Graham, CEO da Errata Security, sugeriram ao WSJ que uma possível intervenção hacker também poderia ter ocorrido, embora essa teoria seja menos provável devido à complexidade técnica envolvida em causar explosões através de códigos maliciosos inseridos nos dispositivos.

Explosões de walkie-talkies

Na quarta-feira, o Hezbollah enfrentou uma nova onda de ataques com walkie-talkies, cujas baterias haviam chegado em um carregamento recente. Esses dispositivos foram distribuídos a um número menor de membros do grupo em comparação com os pagers.

As explosões dos walkie-talkies foram descritas como ainda mais devastadoras que as do ataque anterior, resultando em 20 mortes e mais de 450 feridos, segundo o ministério da Saúde do Líbano.

Close de uma pessoa com um walkie talkie em uma rua urbana
Walkie-talkies, dispositivos de comunicação por voz, também explodiram no Líbano. (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A / Shutterstock)
O que é pager?

Um pager é um dispositivo de comunicação portátil que recebe e exibe mensagens de texto ou alertas, frequentemente usado para notificações urgentes. Comumente utilizado em ambientes profissionais, como hospitais e serviços de emergência, o pager funciona através de sinais de rádio enviados por estações base, permitindo que o usuário receba mensagens mesmo em áreas onde outros meios de comunicação podem não estar disponíveis.

O que é walkie-talkie?

Um walkie-talkie é um rádio bidirecional portátil que permite a comunicação de voz entre dois ou mais usuários em tempo real. Equipado com um transceptor, o walkie-talkie transmite e recebe sinais de rádio em frequências específicas, facilitando a comunicação em curto alcance. É amplamente utilizado em operações de campo, eventos ao ar livre e situações em que a comunicação rápida e direta é essencial.

O post Como milhares de pagers (e walkie-talkies) explodiram no Líbano? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/19/pro/como-milhares-de-pagers-e-walkie-talkies-explodiram-no-libano/