23 de novembro de 2024
Como pérolas inspiraram cimento que pode mudar engenharia
Compartilhe:

A natureza tem estruturas impressionantes e surpreendentemente resistentes. Uma delas é o nácar, popularmente conhecido como madrepérola, umas das substâncias que forma as pérolas.

Apesar de ser associado à delicadeza, o composto tem resistência surpreendente e sua estrutura inspirou a construção de cimento que promete melhorar o campo da engenharia.

Leia mais:

  • Como participar do bolão da Copa América 2024
  • The Sphere: o que é e como funciona a casa de shows imersiva de Las Vegas
  • Borra de café pode revolucionar a construção civil; entenda

Material de construção inspirado nas pérolas pode mudar engenharia

O nácar (ou madrepérola) é substância produzida por moluscos que reveste o interior de conchas, conhecido inclusive devido às pérolas. Embora ele seja frágil, também é flexível e resistente, se deformando significativamente antes de quebrar.

A propriedade pode ser interessante para engenharia e foi isso o que pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Princeton fizeram: usaram o composto como inspiração para criar material de construção resistente.

Como explicou Shashank Gupta, principal autor do estudo, o equilíbrio da delicadeza e da parte dura é um dos fatores mais impressionantes do nácar. Se um concreto puder imitar isso, se torna mais resiste a fissuras e, consequentemente, mais seguro, resistente e durável.

Composição do novo cimento (Imagem: Sameer A. Khan/Fotobuddy)

Concreto foi comparado a cimento tradicional

  • Para fazer o material, os pesquisadores criaram estruturas hexagonais a partir de folha de pasta de cimento;
  • Então, separaram essas estruturas por camadas de polivinil siloxano (PVS), que foi usado como um polímero hiper-elástico;
  • O material resultante foi usado para criar vigas, que foram comparadas com vigas iguais feitas de cimento tradicional;
  • Depois, ambas as vigas foram submetidas a um teste de flexão comum na engenharia, que avalia o ponto de quebra. Nele, uma pressão é colocada no meio da viga e em cada extremidade para avaliar a resistência.
Cimento inspirado no nácar passou por testes de pressão em laboratório (Imagem: Sameer A. Khan/Fotobuddy)

Desempenho do material é ainda maior do que o cimento

O teste mostrou que as vigas feitas de cimento tradicional eram duras e quebradiças e que, depois de certa pressão, cediam.

Já as vigas tipo nácar tinham 19 vezes mais ductilidade e 17,1 vezes mais tenacidade. Ou seja, são mais resistentes e suportam mais pressão.

Os pesquisadores revelaram como a natureza e as pérolas serviram como inspiração para esse material de construção e como eles esperam que o novo cimento torne materiais mais resistentes. Segundo o New Atlas, antes disso, eles testarão o composto em ambientes reais.

O post Como pérolas inspiraram cimento que pode mudar engenharia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/14/ciencia-e-espaco/como-perolas-inspiraram-cimento-que-pode-mudar-engenharia/