27 de outubro de 2025
Como receber de graça uma parabólica digital do Governo
Compartilhe:

O programa Brasil Antenado promete a instalação gratuita da nova parabólica digital na casa de famílias de baixa renda, desde que residam em áreas com cobertura de TV precária ou inexistente. O benefício é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel, e visa beneficiar mais de 229 mil famílias.

A iniciativa ocorreu porque as parabólicas tradicionais faziam uso da mesma frequência do sinal 5G e, por isso, precisaram ser desativadas. Para que as pessoas de baixa renda não ficassem sem acesso à TV, o governo iniciou a distribuição de parabólicas digitais que, ao contrário das antigas, agora funciona via satélite.

O programa é executado pela Entidade Administrativa da Faixa (EAF), que também é responsável pela limpeza da faixa de 3,5 GHz para a disponibilização do 5G no Brasil. A seguir, o Olhar Digital traz todas as informações sobre o programa Brasil Antenado.

Cidades incluídas na nova fase do programa

Parabólica digital instalada em uma casa – Imagem: Robert Kneschke/Shutterstock

A nova fase do programa beneficia famílias de cidades em cinco estados brasileiros: Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Roraima

A seguir, confira quais são os municípios inclusos na nesta fase do programa:

Leia mais:

  • O que fazer com antena parabólica velha?
  • TV travando, apagando ou sem som? Veja 8 sinais de que chegou a hora de trocar o aparelho
  • Quando a antena parabólica antiga para de funcionar no Brasil?

Quem tem direito à nova antena parabólica?

Antena
Profissional em frente a uma antena parabólica digital – Imagem: Magsi/Shutterstock

Os beneficiados serão famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem famílias de baixa renda no país.

Podem participar do Cadastro Único as pessoas que vivem em famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou que estejam inscritas em programas ou serviços específicos.

Como receber a nova antena parabólica?

Para receber a nova antena parabólica, é necessário estar inscrito no CadÚnico e ser morador de uma das cidades contempladas. Então, basta realizar o agendamento por meio do site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). O processo é inteiramente gratuito.

CadUnico cadastro único
Divulgação: Governo Federal

De acordo com o Governo Federal, o programa Brasil Antenado atenderá 323 municípios em 16 estados, beneficiando mais de 680 mil famílias que podem solicitar a nova parabólica em três fases: 

A fase A foi prorrogada até 11 de dezembro de 2025 para que famílias de 77 municípios de Pernambuco, Maranhão, Ceará, Piauí, Pará e Rio Grande do Norte solicitem a instalação dos kits.

Há também a fase B, que é a atual, e a fase C, que atenderá 108 municípios de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

O post Como receber de graça uma parabólica digital do Governo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/27/dicas-e-tutoriais/como-receber-de-graca-uma-parabolica-digital-do-governo/