O passaporte de urgência ou emergência é perfeito para quem precisa obter o documento rapidamente. No entanto, o cidadão precisa comprovar que não consegue esperar o prazo normal de 6 dias úteis para que seja feita a confecção e entrega. A seguir, saiba mais sobre cada um dos passaportes e veja como solicitar.
Leia mais:
- Seu Direito Digital: a histórica legislação para IA na Europa
- Play Store terá selo para identificar aplicativos governamentais
- Vai viajar? Medicina do Viajante orienta formas de prevenir doenças
O que é o passaporte de urgência
O passaporte de urgência é um documento que pode ser solicitado por pessoas que estão em situações nas quais o tempo regular de emissão não é o suficiente para atender às necessidades do viajante.
Características específicas desse passaporte:
- Válido por 10 anos;
- É entregue em 72 horas úteis;
- Pode ser apresentado em todos os países.
O que é o passaporte de emergência
Nesta modalidade, a pessoa precisa comprovar que precisa sair do local por conta de catástrofes naturais, guerras armadas ou interesse da Administração Pública. Também há outras situações nas quais o passaporte de emergência pode ser solicitado:
- Para questões de trabalho ou ajuda humanitária;
- Viagem imediata devido à saúde da pessoa, cônjuge ou parente até segundo grau;
- Para proteger o próprio patrimônio ou turismo;
- Situação grave emergencial que não havia como ser evitada ou prevista.
Vale destacar que o passaporte de emergência não é aceito por alguns países quando é emitido em decorrência de viagem de turismo. Por isso, consulte a legislação do país de destino.
Além disso, países que estão no Tratado de Schengen, na Europa, não aceitam brasileiros que tentem entrar com o passaporte de emergência, independentemente do motivo.
Dentre as características deste documento estão a validade de 1 ano e prazo de 24 horas úteis para ser entregue.
Como pedir passaporte de urgência e emergência
Primeiramente, é necessário juntar a documentação pedida para a emissão do passaporte comum. Clique aqui e confira! Além desses, a pessoa deve levar a documentação específica que comprove a urgência ou emergência da situação, como cartas profissionais, passagens, reservas de hotel ou matrículas.
Tempo necessário: 15 minutos
- Primeiramente clique aqui, veja as instruções e responda algumas perguntas
- Clique em “Preencher formulário”
Ao terminar de ler as instruções e responder as perguntas, vai aparecer uma página com a relação de documentos. Leia tudo e no final dela, clique em “Preencher formulário”.
- Os links para acesso aos formulários mudaram, então clique nos endereços indicados
- Preencha primeiro o formulário de solicitação de passaporte
Após colocar todas as informações solicitadas, clique em “próximo”. Será necessário preencher essa primeira parte de dados pessoais, depois os documentos, dados complementares e por último, revisar as informações e enviar.
- Após preencher o formulário completo, faça o seu agendamento
Clique no segundo link, coloque a quantidade de solicitações e toque em “prosseguir”. Lembre-se de ver qual local faz a emissão do passaporte de urgência ou emergência.
- Coloque seu CPF, nº de protocolo e data de nascimento
O nº de protocolo é aquele que você recebe quando faz a solicitação do passaporte. Clicando em prosseguir, você vai para a próxima etapa, no qual será escolhido o local, data e hora para você comparecer e concluir o processo de solicitação do passaporte. O supervisor vai verificar o tipo de passaporte conforme sua necessidade, considerando os prazos de entrega da unidade.
O post Como solicitar o passaporte de urgência ou emergência apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/12/dicas-e-tutoriais/como-solicitar-o-passaporte-de-urgencia-ou-emergencia/