
A terra tremou com força na costa leste da Rússia na noite desta terça-feira (29), madrugada de quarta (30) na Europa. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a região.
Ainda de acordo com o órgão, este foi um dos 10 sismos mais poderosos já registrados no planeta. Autoridades russas confirmaram danos materiais e informaram que várias pessoas tiveram ferimentos leves. Não há informações sobre mortes até o momento.
Abalos secundários e ondas gigantes também foram registradas
O epicentro do tremor foi a cerca de 125 km a sudeste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, que possui 165 mil habitantes e está localizada na Baía de Avancha, extremo leste russo. A profundidade foi de 19,3 km, algo considerado raso.
O Serviço Geofísico da Academia de Ciências da Rússia informou que esse foi o terremoto mais forte registrado na região desde 1952. A Península de Kamtchatka possui cerca de 1,25 mil km de extensão e fica entre o Oceano Pacífico e o Mar de Okhtosk.

O tremor foi seguido de abalos secundários de 6,3 e 6,9 graus, respectivamente. Ainda há poucas informações sobre os danos provocados pelo sismo, mas o governador regional de Kamtchatka, Vladimir Solodov, confirmou que a infraestrutura foi danificada e que há dezenas de feridos.
Além disso, ondas de até quatro metros foram registradas na costa do território russo e em algumas partes do Japão. Autoridades dos Estados Unidos, Canadá, México, Chile e Equador também emitiram alertas de tsunami e pediram que a população deixe áreas consideradas de risco.
Leia mais
- Rússia registra terremoto de magnitude 8,8; há tsunami
- Tsunami e países em alerta; o que se sabe do terremoto na Rússia
- Vídeo inédito mostra falha geológica se abrindo em terremoto; assista

Os 10 maiores terremotos já registrados:
- Em 1960, um terremoto de magnitude 9,5 atingiu a região de Valdivia, no Chile, e deixou cerca de 1.655 mortos, além de provocar tsunamis que mataram 61 pessoas no Havaí, 138 no Japão e 32 nas Filipinas.
- Em 1964, um tremor de 9,2 seguido por tsunami deixou 131 mortos no Alasca, nos EUA.
- Sumatra, na Indonésia, foi palco de um dos terremotos mais famosos da história recente, em 2004, que teve 9,1 de magnitude e provocou tsunamis que deixaram mais de 283 mil mortos em dez países.
- No Japão, um sismo de 9,1 seguido de tsunami deixou mais de 15 mil mortos, além de provocar danos à usina nuclear de Fukushima.
- Em 1952, um tremor de magnitude 9 foi sentido em Kamchatka, na Rússia, e causou um tsunami que chegou até o Havaí, mas sem deixar mortos.
- Terremoto de 2025 registrado em Petropavlovsk, também na Rússia, e que teve magnitude 8,8.
- Em 1906, um outro tremor de 8,8 causou tsunamis que mataram cerca de 1.500 pessoas no Equador e na Colômbia.
- O Chile registrou um sismo de 8,8 em Maule, em 2010, que foi seguido de tsunami e causou a morte de 523 pessoas.
- Em 1965, as Ilhas Rat, no Alasca, foram o palco de um tremor de 8,7 que provocou ondas de mais de 10 metros, mas que não deixaram vítimas.
- Também no Alasca, mas em 1946, um terremoto de 8,6 causou um tsunami que destruiu o farol de Scotch Cap e deixou mais de 150 mortes, a maioria no Havaí.
O post Confira a lista dos 10 maiores terremotos já registrados apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/30/ciencia-e-espaco/confira-a-lista-dos-10-maiores-terremotos-ja-registrados/