31 de julho de 2025
Confira a lista dos 10 maiores terremotos já registrados
Compartilhe:

A terra tremou com força na costa leste da Rússia na noite desta terça-feira (29), madrugada de quarta (30) na Europa. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a região.

Ainda de acordo com o órgão, este foi um dos 10 sismos mais poderosos já registrados no planeta. Autoridades russas confirmaram danos materiais e informaram que várias pessoas tiveram ferimentos leves. Não há informações sobre mortes até o momento.

Ponto vermelho mostra onde aconteceu o terremoto (Imagem: Reprodução/USGS)

Abalos secundários e ondas gigantes também foram registradas

O epicentro do tremor foi a cerca de 125 km a sudeste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, que possui 165 mil habitantes e está localizada na Baía de Avancha, extremo leste russo. A profundidade foi de 19,3 km, algo considerado raso.

O Serviço Geofísico da Academia de Ciências da Rússia informou que esse foi o terremoto mais forte registrado na região desde 1952. A Península de Kamtchatka possui cerca de 1,25 mil km de extensão e fica entre o Oceano Pacífico e o Mar de Okhtosk.

Terremoto na Rússia provoca tsunami no Pacífico
Terremoto provocou tsunami na Rússia e no Japão (Imagem: FOTOKITA/iStock)

O tremor foi seguido de abalos secundários de 6,3 e 6,9 graus, respectivamente. Ainda há poucas informações sobre os danos provocados pelo sismo, mas o governador regional de Kamtchatka, Vladimir Solodov, confirmou que a infraestrutura foi danificada e que há dezenas de feridos.

Além disso, ondas de até quatro metros foram registradas na costa do território russo e em algumas partes do Japão. Autoridades dos Estados Unidos, Canadá, México, Chile e Equador também emitiram alertas de tsunami e pediram que a população deixe áreas consideradas de risco.

Leia mais

  • Rússia registra terremoto de magnitude 8,8; há tsunami
  • Tsunami e países em alerta; o que se sabe do terremoto na Rússia
  • Vídeo inédito mostra falha geológica se abrindo em terremoto; assista
Marcação de terremoto
Epicentro do tremor foi a cerca de 125 km a sudeste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky (Imagem: menur/Shutterstock)

Os 10 maiores terremotos já registrados:

  1. Em 1960, um terremoto de magnitude 9,5 atingiu a região de Valdivia, no Chile, e deixou cerca de 1.655 mortos, além de provocar tsunamis que mataram 61 pessoas no Havaí, 138 no Japão e 32 nas Filipinas.
  2. Em 1964, um tremor de 9,2 seguido por tsunami deixou 131 mortos no Alasca, nos EUA.
  3. Sumatra, na Indonésia, foi palco de um dos terremotos mais famosos da história recente, em 2004, que teve 9,1 de magnitude e provocou tsunamis que deixaram mais de 283 mil mortos em dez países.
  4. No Japão, um sismo de 9,1 seguido de tsunami deixou mais de 15 mil mortos, além de provocar danos à usina nuclear de Fukushima.
  5. Em 1952, um tremor de magnitude 9 foi sentido em Kamchatka, na Rússia, e causou um tsunami que chegou até o Havaí, mas sem deixar mortos.
  6. Terremoto de 2025 registrado em Petropavlovsk, também na Rússia, e que teve magnitude 8,8.
  7. Em 1906, um outro tremor de 8,8 causou tsunamis que mataram cerca de 1.500 pessoas no Equador e na Colômbia.
  8. O Chile registrou um sismo de 8,8 em Maule, em 2010, que foi seguido de tsunami e causou a morte de 523 pessoas.
  9. Em 1965, as Ilhas Rat, no Alasca, foram o palco de um tremor de 8,7 que provocou ondas de mais de 10 metros, mas que não deixaram vítimas.
  10. Também no Alasca, mas em 1946, um terremoto de 8,6 causou um tsunami que destruiu o farol de Scotch Cap e deixou mais de 150 mortes, a maioria no Havaí.

O post Confira a lista dos 10 maiores terremotos já registrados apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/30/ciencia-e-espaco/confira-a-lista-dos-10-maiores-terremotos-ja-registrados/