City Hunter é uma série de mangá que mescla ação e comédia, criada pelo artista japonês Tsukasa Hojo (Hojo Tsukassa em japonês). Originalmente publicada na famosa revista Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha e em capítulos semanais que depois foram compilados em volumes, a série durou de 1985 a 1991, totalizando 35 volumes.
Devido ao seu sucesso, em 1987 foi adaptada para anime pelo estúdio Sunrise (o mesmo da franquia Gundam e do cultuado Cowboy Bebop). A animação popularizou ainda mais a obra, fazendo com que alcançasse outros países, como França, China e América do Sul. Infelizmente, o mangá e o anime não chegaram oficialmente ao Brasil.
Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre a história e as temporadas do anime. Confira!
Leia mais:
- 5 grandes animes disponíveis na Netflix brasileira
- 10 adaptações em live action de animes para você assistir
- Os 10 melhores animes de todos os tempos, segundo a crítica
A história de City Hunter
Ryo Saeba, conhecido como City Hunter, é um “sweeper”, uma espécie de caçador urbano contratado para uma variedade de tarefas, incluindo resgates, investigações e segurança pessoal, muitas vezes envolvendo violência ou perigo. Quando seu parceiro, o ex-policial Hideyuki Makimura, é assassinado durante uma missão, Ryo se vê encarregado de proteger a irmã mais nova de seu amigo, Kaori Makimura, que acaba se tornando sua nova assistente de trabalho.
As aventuras se desenrolam em missões que Ryo e Kaori recebem, destacando suas interações e união enquanto enfrentam desafios. Ryo é um atirador habilidoso e extremamente capaz em várias formas de combate, porém, é conhecido por seu comportamento mulherengo e pervertido, o que frequentemente entra em conflito com Kaori, que secretamente nutre sentimentos por ele. Outros personagens importantes que aparecem regularmente incluem a policial Saeko e Umibozu, um sweeper que é tanto rival quanto amigo de Ryo.
A trama possui diversos momentos de ação e comédia em tramas curtas, geralmente concluídas em um ou dois episódios.
O anime
A primeira temporada do anime, intitulada simplesmente “City Hunter”, foi ao ar de 6 de abril de 1987 a 28 de março de 1988, com um total de 51 episódios. Em seguida veio “City Hunter 2”, transmitida de 2 de abril de 1988 a 14 de julho de 1989, com 63 episódios. Essas duas temporadas ajudaram a solidificar a popularidade da série tanto no Japão quanto internacionalmente.
A série continuou com “City Hunter 3”, que foi ao ar de 15 de outubro de 1989 a 21 de janeiro de 1990, com 13 episódios. E por fim, a última temporada em animação foi ao ar de 28 de abril de 1991 a 10 de outubro de 1991, com 13 episódios, intitulada de “City Hunter ’91”.
Além disso tudo, City Hunter marcou muitos fãs das animações japonesas pela sua trilha sonora marcante. Os temas de abertura e encerramento são presença constante em listas e compilados dos melhores de sua geração.
Especiais para TV, home video e filmes animados
Além das temporadas de anime, City Hunter também expandiu seu universo através de OVAs e filmes animados. Confira as produções:
Longa-metragem para o cinema:
- City Hunter: A Magnum e o Destino do Amor (Shitī huntā: Ai to shukumei no magunamu), de 1989
- City Hunter, o Filme: Detetive Particular de Shinjuku (Shitī Hantā <Shinjuku Private Eyes>), de 2019
Original Video Animation (OVA):
- City Hunter: A Cidade Portuária em Guerra (Shitī Hantā bei shiti voosu), de 1990
- City Hunter: Conspiração de Um Milhão de Dólares (Shitī Hantā Hyakuman Dollar no Inbou), também de 1990
Filmes para a televisão (especiais):
- City Hunter: O Serviço Secreto (Shitī Hantā Za shīkuretto sābisu), de 1996
- City Hunter: Adeus Meu Amor (Shitī Hantā Guddo bai mai suīto hāto), de 1997.
- City Hunter: Transmissão Especial! A Morte do Cruel Bandido Saeba Ryo (Shitī Hantā Kinkyū namachūkei!? Kyōakuhanzai Saeba Ryō no saigo), de 1999.
Além desses especiais animados, City Hunter também possui algumas adaptações em live-action, que você pode saber mais conferindo o nosso texto específico sobre elas.
O post Conheça a série de mangá e anime “City Hunter” que originou o filme da Netflix apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/03/cinema-e-streaming/conheca-a-serie-de-manga-e-anime-city-hunter-que-originou-o-filme-da-netflix/