A NASA anunciou que concluiu com sucesso a instalação do coronógrafo Roman no Telescópio Espacial Nancy Grace Roman. A tecnologia permite que os pesquisadores monitorem a coroa solar em tempo próximo do real.
O lançamento está previsto para maio de 2027 com o objetivo buscar mundos habitáveis e, eventualmente, vida além da Terra. O telescópio está sendo construído no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland (EUA).
“O Roman terá campo de visão pelo menos 100 vezes maior que o Telescópio Espacial Hubble e explorará mistérios científicos em torno da energia escura, exoplanetas e astrofísica infravermelha”, diz a agência espacial estadunidense.
Segundo a empresa, o coronógrafo Roman vai atuar como um “trampolim tecnológico” para permitir tecnologias futuras. Uma delas é o Habitable Worlds Observatory, que pode se tornar o primeiro telescópio projetado especificamente para procurar sinais de vida em exoplanetas.
Leia Mais:
- Qual é a origem dos nomes dos planetas do Sistema Solar?
- O que acontece com o corpo de um astronauta quando ele está no espaço?
- Telescópio usa sistema inovador para registrar explosões solares
Como é o novo coronógrafo da NASA?
Com 1,7 m de largura e formato semelhante ao de um piano de cauda, o coronógrafo usa um conjunto de máscaras e espelhos ativos para obscurecer o brilho das estrelas hospedeiras dos planetas, tornando visíveis os astros fora de nosso Sistema Solar.
“À medida que captura luz diretamente de grandes exoplanetas gasosos e de discos de poeira e gás ao redor de outras estrelas, ele apontará o caminho para tecnologias para telescópios espaciais ainda maiores”, explica a agência.
O aparelho foi projetado pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL), na Califórnia, para operar em temperatura ambiente, o que vai exigir cuidados com o isolamento para manter o instrumento no clima certo no vácuo frio do Espaço.
“Para ir de onde estamos para onde queremos estar, precisamos do Roman Coronagraph para demonstrar essa tecnologia”, disse Rob Zellem, cientista adjunto do projeto. “Aplicaremos essas lições aprendidas à próxima geração de missões emblemáticas da NASA que serão explicitamente projetadas para procurar planetas semelhantes à Terra.”
A ferramenta de integração usada no processo foi a mesma aplicada nas integrações no Telescópio Espacial Hubble e James Webb.
“O Roman demonstrará tecnologia de imagem direta, observando mundos do tamanho de Júpiter circulando estrelas semelhantes ao Sol e fotografando planetas com até vários bilhões de anos — algo que nunca foi feito antes”, completou.
O post Conheça o telescópio da NASA que vai buscar mundos habitáveis além da Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/29/ciencia-e-espaco/conheca-o-telescopio-da-nasa-que-vai-buscar-mundos-habitaveis-alem-da-terra/