A NASA acabou de selecionar as três empresas que irão desenvolver suas versões do rover Lunar Terrain Vehicle (LTV). O veículo será utilizado por astronautas do projeto Artemis ao redor do polo sul da Lua a partir de 2030.
- As empresas que irão participar são a Intuitive Machines, a Lunar Outpost e a Venturi Astrolab;
- Cada uma das empresas irá ter que desenvolver o projeto de um rover não pressurizado nos próximos 12 meses;
- Depois disso, a empresa elegível deverá construir o rover e levá-lo à Lua em uma demonstração antes da missão Artemis 5, prevista para ser lançada em 2030.
Segundo Vanessa Wyche, diretora do Johnson Space Center (JSC) da NASA, em comunicado, o rover irá ajudar a aprendermos mais sobre a Lua. Ele irá aumentar a capacidade dos astronautas de “explorar e conduzir ciência na superfície lunar, ao mesmo tempo que servirá como plataforma científica entre missões tripuladas.”
Apenas uma das empresas será selecionada para receber o prêmio, mas a NASA não irá comprar os serviços do rover. A agência espacial estabelecerá um contrato semelhante ao realizado com a SpaceX para levar astronautas e cargas para a Estação Espacial Internacional, realizado pelos foguetes Falcon 9 e a cápsula Dragon. O contrato LTV será de 4,6 bilhões de dólares e a empresa selecionada deverá não só construí-lo, como também levá-lo até o polo sul da Lua.
Leia mais:
- Missão Artemis vai enviar primeiro astronauta japonês à Lua
- Minerais nunca vistos na Terra de forma natural são encontrados na Lua
- O lado oculto da Lua precisa ser protegido, defendem cientistas
Desenvolvimento do rover
O desenvolvimento do LTV começou ainda em fevereiro de 2020, quando a NASA fez uma solicitação para que empresas e indústrias contribuíssem com ideias para um novo veículo lunar tripulado. Em 2021 informações adicionais foram solicitadas e em maio de 2023 um pedido oficial de propostas foi feito, com prazo de envio até julho. As empresas que irão participar seriam anunciadas em novembro, mas a NASA atrasou a decisão até ontem.
O rover tripulado que irá auxiliar os astronautas na Artemis será o primeiro desde que os EUA enviou o Lunar Roving Vehicle, na missão Apollo 15, em 1971. O novo veículo terá algumas semelhanças com o antigo veículo lunar, como o fato de não ser pressurizado e ser um carro para duas pessoas.
No entanto, o LTV terá algumas diferenças, principalmente porque ele será capaz de se mover sozinho. Isso permitirá que a pesquisa científica continue de forma não tripulada, quando não existir tripulação na superfície lunar.
O post Construção de rover lunar tripulado conta com três empresas na disputa apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/12/ciencia-e-espaco/construcao-de-rover-lunar-tripulado-conta-com-tres-empresas-na-disputa/