As conversas discretas entre Elon Musk e Vladimir Putin estão atraindo a atenção de líderes da NASA, que depende cada vez mais da SpaceX de Musk para suas missões.
O Wall Street Journal revelou que Musk e Putin mantêm contato regular desde 2022, discutindo assuntos pessoais, negócios e tensões geopolíticas, com confirmações de funcionários de diferentes países.
Segundo a reportagem, Putin pediu a Musk que não ativasse o serviço de internet via satélite Starlink em Taiwan como um favor ao presidente chinês, Xi Jinping.
Leia mais
- Nasa propõe um desafio e pagará milhões — mas a tarefa é difícil
- Governo quer criar satélites e foguetes com nova empresa aeroespacial
- Veja uma das mais brilhantes supernovas com as lentes da Nasa!
O administrador da NASA, Bill Nelson, expressou preocupação sobre essas interações em uma conferência em Washington, sugerindo que elas devem ser investigadas. “Se isso for verdade, é preocupante para a NASA e outras agências”, afirmou.
Elon Musk possui informações confidenciais dos EUA
- Representantes de Musk e da SpaceX não comentaram sobre a situação.
- A SpaceX, que opera o Starlink, possui um contrato confidencial de US$ 1,8 bilhão com o governo dos EUA e é o principal fornecedor de lançamentos para a NASA e o Pentágono.
- Musk possui uma autorização de segurança que lhe dá acesso a informações confidenciais.
A existência das conversas de Musk com o Kremlin parece ser um segredo bem guardado, já que muitos funcionários da Casa Branca afirmaram não estar cientes delas. Esse tema é especialmente delicado devido à proximidade das eleições presidenciais nos EUA e ao envolvimento crescente de Musk com a campanha de Trump.
O post Conversas secretas entre Elon Musk e Vladimir Putin preocupam a NASA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/25/pro/conversas-secretas-entre-elon-musk-e-vladimir-putin-preocupam-a-nasa/