26 de novembro de 2024
Cor das lentes dos óculos de sol faz diferença; entenda
Compartilhe:

Na hora de comprar um óculos de sol, além das opções de armação, o cliente pode escolher entre diversas cores de lente.

Marrom, azul, verde, vermelho e laranja são algumas das mais comuns, mas a diferença entre elas não é só no estilo ou na aparência: cada uma tem suas vantagens e desvantagens, sendo recomendada para algum tipo de atividade. Entenda para que serve cada uma.

Leia mais:

  • Óculos anti-enjoo funcionam para náusea no carro? Entenda
  • 6 dicas para diminuir o cansaço visual causado por telas de PC e celular
  • Você sente enjoo ao usar o celular no carro? Veja como resolver

Óculos de sol com lentes escuras são os mais populares por um motivo

Os óculos de sol com lentes marrons são os mais comuns por um motivo. Um levantamento de cores do CNET indicou que esse tipo de lente é destinada a atividades que exigem enxergar com mais nitidez, como a prática de esportes ao ar livre ou o uso diário.

Entre os benefícios, ela protege os olhos, elimina o brilho ambiente e evita o cansaço visual. O marrom (e suas variações, como o âmbar) também realça cores quentes e aumenta o contraste entre objetos (o que ajuda na nitidez), mas pode não ser ideal para quem precisa distinguir cores.

A lente cinza tem proposta parecida. Os óculos de sol dessa cor têm melhor recepção visual de cores neutras e reduzem o brilho ambiente sem distorcer outras cores. Uma das vantagens em relação às lentes marrons é que o cinza também cai bem em dias nublados ou de pouca luz.

O uso dessa cor também é recomendado para tarefas que exigem nitidez da visão, como atividades ao ar livre e, especialmente, a direção (você não vai querer confundir a cor do semáforo no trânsito).

Lentes amarelas são comuns, mas têm suas desvantagens para enxergar cores (Imagem: Nitin Dhumal/Pexels)

Mas há quem prefira as lentes coloridas

Amarelo ou laranja

  • Se você quer um óculos de sol que chama atenção e, por isso, escolheu uma lente amarelada, saiba que ela tem mais utilidades do que só estilo;
  • Segundo o site, esse tipo de lente é perfeita para condições de luz moderada a baixa, como locais e dias nublados ou escuros, já que melhoram o contraste com seus tons claros;
  • Além disso, elas facilitam o foco dos olhos em objetos em movimento nessas condições, tornando seu uso ideal para atletas, pilotos e pessoas que trabalham ao ar livre em locais pouco ensolarados.

Azul ou roxo

  • Enquanto os tons amarelados clareiam o ambiente, os óculos de sol azuis ou roxos diminuem o brilho de ambientes ensolarados e minimizam os reflexos;
  • Essas lentes ainda melhoram a percepção de cores e contornos;
  • Isso as tornam ideais para pescadores, pessoas que praticam esportes aquáticos ou frequentam praias. Caso você vá viajar para um lugar frio, a lógica é a mesma: assim como o mar, os óculos de sol com essas cores de lentes diminuem o reflexo da neve.
Se você tem sensibilidade à luz, óculos de sol com lente rosa ou vermelha podem ser a melhor opção (Imagem: GlassesShop/Unsplash)

Verde

Os óculos de sol verdes combinam algumas das características anteriores, como melhora na percepção, aumento do contraste de cores e redução no brilho ambiente.

A principal vantagem dessa opção é a iluminação de sombras, o que torna essa lente polivalente, podendo servir para dias ensolarados e com muita sombra, ou nublados e de pouca luz.

Rosa ou vermelho

Essa opção tem vantagem única: ajuda na percepção de profundidade e no contraste com fundos brancos (não à toa, atletas de esportes na neve usam lentes dessas cores).

Os óculos de sol também podem beneficiar pessoas com sensibilidade à luz ou doenças oculares, já que tem efeito calmante e aliviam o cansaço visual.

O post Cor das lentes dos óculos de sol faz diferença; entenda para que serve cada uma apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/25/ciencia-e-espaco/cor-das-lentes-dos-oculos-de-sol-faz-diferenca-entenda-para-que-serve-cada-uma/