
As crateras de impacto são resultado da queda de rochas espaciais na Terra. Apesar de potencialmente acabarem com boa parte da vida daquela região, elas criam paisagens diferenciadas e até fornecem valiosos recursos minerais e energéticos.
Com o passar do tempo, no entanto, estes locais são enterrados por sedimentos ou sofrem profunda erosão, dificuldade a identificação deles. Mas isso não aconteceu na cratera de impacto Bosumtwi, em Gana.
Importância científica e muito mais
- Bosumtwi está no cinturão de ouro Ashanti, rico em minerais.
- Ela é considerada uma das crateras de impacto mais bem preservadas do mundo e reconhecida como patrimônio geohistórico da União Internacional de Ciências Geológicas.
- Com quase 1,07 milhão de anos, o local oferece oportunidades únicas para estudar processos de impacto, história climática e evolução planetária.
- Além de sua importância científica, ela tem significado cultural para o povo Ashanti de Gana.
- O lago localizado em seu centro serve como um local sagrado e um marco espiritual.
- A paisagem também atrai turistas, promovendo o desenvolvimento econômico do país africano.
Leia mais
- Domo de Araguainha: maior cratera de impacto da América do Sul
- Cidade brasileira fica ‘dentro’ de cratera criada por queda de asteroide
- Cratera de impacto mais antiga do mundo é descoberta

Cratera de impacto está ameaçada
Em artigo publicado no portal The Conversation, a professora Marian Selorm Sapah, da Universidade de Gana, explica que Bosumtwi apresenta uma bacia bem definida, quase circular, preenchida por um lago. O local é cercado por uma borda de cratera proeminente que se eleva acima da superfície da água e um planalto circular externo.
A pesquisadora participa de um estudo para entender melhor a morfologia da cratera. Durante o trabalho, foi realizada uma análise morfológica que concluiu que as atividades dos garimpeiros ilegais são uma ameaça à sustentabilidade de Bosumtwi.
Essas operações de mineração correm o risco de contaminar o lago com metais pesados tóxicos. As consequências disso são graves. Eles incluem a destruição de evidências geológicas críticas, a aceleração do desmatamento e a degradação da terra. Tudo isso prejudica o valor científico, cultural e econômico da cratera. A designação de patrimônio geográfico da cratera pela União Internacional de Ciências Geológicas ressalta a necessidade urgente de medidas de proteção. A perda desta rara maravilha geológica representaria não apenas uma tragédia nacional para Gana, mas um golpe para o patrimônio científico global.
Marian Selorm Sapah, professora da Universidade de Gana

A especialista ainda destaca a importância da cratera de impacto nos estudos para ajudar a entender como estes fenômenos acontecem em outros planetas, como Marte e Vênus. Dessa forma, torna-se ainda mais importante preservar a região.
Também descobrimos que as características da cratera de impacto Bosumtwi podem ser consideradas como uma representação terrestre para um tipo especial de cratera de impacto conhecida como crateras de muralha. Estes são comuns nos planetas Marte e Vênus e são encontrados em corpos gelados do sistema solar externo (como Ganimedes, Europa, Dione, Tétis e Caronte).
Marian Selorm Sapah, professora da Universidade de Gana
O post Cratera criada por queda de meteoro na África pode revelar segredos de Marte apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/14/ciencia-e-espaco/cratera-criada-por-queda-de-meteoro-na-africa-pode-revelar-segredos-de-marte/