A Black Friday acontece nesta sexta-feira (28), mas as promoções começaram desde o início da semana. A data acontece em vários países do mundo e promove descontos às vésperas das festas de fim de ano.
O nome, no entanto, não veio por um bom motivo. O termo se referia a uma crise na bolsa de valores no século 19 e só depois foi ressignificado para a Black Friday que conhecemos hoje.
Veja a origem do nome e outras curiosidades sobre a data.
De onde vem o nome Black Friday?
De acordo com a BBC, o termo foi utilizado pela primeira vez no dia 24 de setembro de 1869. Na época, dois especuladores, Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado de ouro da Bolsa de Nova York e os Estados Unidos tiveram que intervir. O governo elevou a oferta de matéria-prima no mercado, provocando uma queda nos preços – tudo isso para corrigir a distorção.
O resultado? Com o aumento na oferta, a queda nos preços levou investidores a perderem fortunas de dinheiro, um evento que ficou conhecido como Black Friday (ou “sexta-feira negra”).
O linguista Benjamin Zimmer, editor-executivo do site Vocabulary.com, lembrou que, durante muito tempo, o adjetivo “negro” foi usado para retratar tragédias.

Data ganhou novo significado
Com o tempo, a data foi ressignificada.
Em 1905, a loja canadense Eaton’s começou a promover um desfile com Papai Noel. A presença do bom velhinho significava o início das festas de final de ano – e, claro, das compras.
Em 1924, a loja de departamento Macy’s, dos Estados Unidos, copiou a ideia e também começou a promover desfiles logo após o Dia de Ação de Graças, incentivando que os clientes fossem às compras. Como a data é celebrada em uma quinta-feira, os desfiles costumavam acontecer na sexta-feira.
Mas algo diferente aconteceu em 1939. Do século 19 ao início do século 20, a comemoração acontecia na quarta ou quinta quinta-feira do mês de novembro – ou seja, podia ser a penúltima ou última do mês.
Em 1939, foi justamente isso que aconteceu: o Dia de Ação de Graças caiu na última quinta-feira de novembro, o que deixou os lojistas preocupados com o curto período para as compras de final de ano. Eles enviaram uma petição ao então presidente Franklin Roosevelt para declarar o início das festas uma semana mais cedo – o que foi autorizado.
Em 1941, uma resolução do Congresso dos EUA resolveu o problema de vez, definindo que o Dia de Ação de Graças seria comemorado na quarta quinta-feira de novembro. Isso garante uma semana extra de compras até o Natal.

Black Friday permaneceu restrita por algum tempo
Mesmo com as compras intensas no período de final de ano, a Black Friday só virou um sucesso depois.
Inicialmente, o dia era chamado de “Big Friday” por policiais da Filadélfia, frustrados com o alto fluxo de pessoas e poluição. Os lojistas não gostaram da associação negativa e, em 1961, repaginaram o termo para “Big Friday” (“A Grande Sexta-feira”).
As compras continuaram em alta, sendo um dos períodos de maior arrecadação das lojas. No entanto, de acordo com a BBC, demorou algum tempo até que a data ganhasse uma conotação positiva. Inclusive, a tradição continuou restrita à Filadélfia por anos.
De acordo com Zimmer, o termo “Black Friday” só se espalhou em meados dos anos 1990. Além disso, a febre das compras nesse dia específico só se tornou popular nos anos 2000. Antes disso, não era regra que os americanos comprassem presentes especificamente na sexta-feira de promoções, mas sim ao longo do final de semana.

Black Friday ganhou o mundo
Inicialmente, o dia das ofertas acontecia só nos Estados Unidos. Algum tempo depois, lojistas canadenses começaram a perceber que clientes estavam viajando para os EUA para fazer compras com descontos – e passaram a oferecer suas próprias promoções.
A tradição se estendeu para o México e, depois, para outros países. No geral, a data acontece se baseando no calendário americano: um dia depois do Dia de Ação de Graças – nesse caso, nesta sexta-feira.
Leia mais:
- Black Friday de 2025 pode ser a mais perigosa da história, alerta empresa
- Black Friday e IA: uma combinação “perfeita”?
- Black Friday: Amazon é líder em reclamações no Procon-SP; veja o ranking
E no Brasil?
- Por aqui, muitas lojas iniciam as promoções uma semana antes e seguem com ofertas dias depois, para aproveitar o momento de compras de final de ano;
- No ano passado, dados da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom) apontaram que, só no comércio online, a Black Friday movimentou R$ 7,93 bilhões em toda a semana, chegando até a segunda-feira seguinte;
- A projeção da associação é que, este ano, as compras movimentem R$ 9,08 bilhões só na internet.
O post De onde vem o nome Black Friday? Confira curiosidades sobre a data apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/28/pro/de-onde-vem-o-nome-black-friday-confira-curiosidades-sobre-a-data/
