A OpenAI anunciou o Deep Research no domingo (02). É um novo agente de inteligência artificial (IA) embutido no ChatGPT capaz de pesquisar informações na internet e sintetizá-las em relatórios. A visão da empresa para o novo recurso é ele ser uma espécie de “analista de pesquisa” (ou de mercado, se preferir) para os usuários.
Atualmente, você pode fazer pesquisas por meio do ChatGPT. A ideia do Deep Research é dar um passo além nesse tipo de uso, entregando pesquisas complexas e aprofundadas em cima das solicitações dos usuários. Daí seu nome – que, em tradução livre, significa “pesquisa profunda”.
DeepResearch da OpenAI leva ‘de cinco a 30 minutos’ para entregar pesquisas complexas
Os usuários podem solicitar pesquisas por meio de texto (comandos, prompts, mensagens, chame como quiser). E também podem usar imagens e outros tipos de arquivo (PDFs e planilhas, por exemplo) para contextualizar a solicitação.
O Deep Research pode levar “de cinco a 30 minutos” para entregar suas pesquisas, informou a OpenAI num comunicado (em inglês). A princípio, essa pesquisa vem apenas na forma de texto, com resumos, listas de tópicos e tabelas. No futuro, pode incluir imagens e gráficos, segundo a empresa.
- Vale destacar: Em vez de gerar apenas texto, o novo agente de IA exibe um resumo do seu processo numa barra lateral, com citações e satisfações sobre referências.
Como de costume, existem ressalvas sobre a nova IA – afinal, trata-se de geração de conteúdo por meio de IA. São aquelas de sempre. Existem limitações, o modelo pode “às vezes alucinar“, inventar fatos.
- No caso do Deep Research, uma limitação específica merece destaque: a IA tem dificuldade em avaliar a procedência das informações – isto é, patina na hora de avaliar quais são confiáveis e quais não são.
A OpenAI publicou um vídeo (em inglês) no qual exibe o Deep Research em ação. O vídeo começa com um pedido de informações sobre mudanças na indústria varejista nos últimos três anos, com uma resposta que inclui tópicos e tabelas. Assista abaixo:
Por ora, a OpenAI informou que vai disponibilizar o Deep Research para usuários pagantes do ChatGPT. O novo recurso vai chegar primeiro para assinantes do plano Pro, aquele mais caro. Para esses, o limite será de 100 consultas por mês. Já os assinantes Plus, Team e Enterprise terão “acesso [mais] limitado” ao Deep Research.
Leia mais:
- DeepSeek fez efeito: OpenAI vai liberar IA poderosa de graça
- O que é Lousa no ChatGPT e como usar?
- ChatGPT, Gemini e Copilot: 8 tarefas que ficam mais fáceis quando usamos a inteligência artificial
Apresentação do Deep Research
A OpenAI postou o vídeo de demonstração do Deep Research dias após mostrar seu novo agente de IA para legisladores, formuladores e políticas e outras autoridades em Washington, nos Estados Unidos.
“Ela pode realizar tarefas de pesquisa complexas que poderiam levar uma pessoa de 30 minutos a 30 dias”, disse Kevin Weil, diretor de produto da OpenAI, no evento, segundo o jornal New York Times.
Durante a apresentação no Capitólio, Weil mostrou o Deep Research reunindo informações sobre Albert Einstein. Ele pediu à ferramenta para criar um relatório detalhado sobre o físico para um membro hipotético da equipe do Senado que se preparava para uma audiência do Congresso na qual Einstein seria nomeado para o cargo de secretário de energia dos EUA.
- Além de fornecer informações sobre o histórico e a personalidade de Einstein, o agente de IA gerou cinco perguntas que um senador poderia fazer ao físico para avaliar se ele seria a pessoa certa para o cargo.
Weil argumentou que a ferramenta poderia ajudar os Estados Unidos a acelerar seu crescimento econômico. E acrescentou que o novo agente de IA seria particularmente útil para profissionais de áreas como finanças, ciência e direito.
Qual a diferença entre chatbot e agente de IA?
- Chatbots: projetados para simular a conversa humana, são normalmente baseados em regras, com autonomia e compreensão da linguagem natural limitados;
- Agentes de IA: sistema programado para agir de forma autônoma e tomar decisões baseadas em seu ambiente, utilizando dados para alcançar um objetivo específico (saiba mais nesta matéria do Olhar Digital).
O post Deep Research: OpenAI lança IA que faz pesquisas avançadas na internet apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/03/pro/deep-research-openai-lanca-ia-que-faz-pesquisas-avancadas-na-internet/