
A startup alemã DeepL acaba de anunciar o lançamento do seu mais novo agente de inteligência artificial (IA) focado em empresas. A tecnologia foi projetada para lidar, de forma autônoma, com uma ampla gama de tarefas por meio de instruções em linguagem natural, desde a criação de listas de contas até tradução e publicação de conteúdo para sites.
O projeto foi definido pela própria empresa como “ambicioso” por prever não apenas um agente que compreenda a linguagem, mas que também consegue raciocinar, tomar decisões e executar tarefas por conta própria. “Um agente que entende você e como você trabalha”, diz o comunicado.
O DeepL Agent está atualmente em testes beta com clientes selecionados e a expectativa da startup é que ele sairá dos laboratórios em breve, estarando disponível para compra e testes-piloto nos próximos meses. O lançamento deve acirrar a competição com produtos focados no cliente corporativo da Microsoft (Copilot) e da Anthropic (Claude).
Como funciona o DeepL Agent?
O DeepL Agent é um Agente de Uso de Computador (CUA, na sigla em inglês) que utiliza o computador da mesma forma que seu usuário, com teclado, mouse e navegador para executar a tarefa. O sistema foi desenvolvido para casos de uso corporativo – ao contrário de outros CUAs que se concentram em tarefas cotidianas voltadas para o consumidor, como reservar viagens ou comprar mantimentos.
O agente pode navegar pelos sistemas e sites da empresa; planejar trabalhos, resolver problemas e raciocinar; analisar dados e diagramas; e tomar decisões, executando-as do início ao fim. “Ele é altamente flexível, capaz de lidar com fluxos de trabalho simples e complexos”, segundo a DeepL. Abaixo, alguns exemplos de uso testados no piloto:
- Localização: “Traduza um artigo da Contentful do inglês para o alemão, italiano e francês, solicitando minha aprovação antes da publicação das versões traduzidas. O artigo está aqui”;
- Vendas: “Crie uma lista de 50 contas-alvo e adicione-as a uma planilha. Para cada conta, pesquise a página de notícias da empresa e crie um resumo de dois parágrafos sobre como essa empresa pode utilizar seu produto”;
- Marketing: “Revise todos os materiais de vendas e apresentações nesta pasta, depois revise a lista de nomes de produtos e o número da versão mais recentes e identifique qualquer conteúdo que não tenha versões consistentes”;
- Sucesso do cliente: “Leia todos os 235 artigos no Zendesk e extraia todos os termos entre as tags <em>. Em seguida, crie uma tabela com as seguintes colunas.”

Leia mais:
- Suíça lança seu próprio modelo de IA aberto
- Redes sociais chinesas passam a rotular conteúdo de IA
- Trump adota uma nova estratégia: culpar a IA
IA segura
O DeepL Agent foi construído com proteções em vários níveis, oferecendo não apenas aos usuários individuais, mas, também, ao administrador, aos líderes de equipe e à alta gerência, controle direto sobre seu uso e resultados, segundo a startup. “Como parte da nossa herança europeia, demos ênfase especial à proteção de dados e informações pessoais.”
Há recursos especiais para “monitorar e gerenciar” todas as tarefas que o agente está realizando. Os usuários também podem “parar e verificar” o agente a qualquer momento ou solicitar validação e aprovações humanas para garantir o mais alto grau de precisão.

De acordo com a DeepL, testes iniciais demonstraram que o agente tem um impacto positivo tanto na eficiência individual quanto no desempenho da equipe, com ganhos claros de produtividade e mais tempo para inovação futura.
O post DeepL lança agente de IA para empresas e acirra concorrência apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/04/pro/deepl-lanca-agente-de-ia-para-empresas-e-acirra-concorrencia/